Publicidade

viu essa?

11 de agosto é comemorado o Dia da Televisão no Brasil; entenda

Apesar de parecer, a data não tem relação com o dia da invenção do aparelho televiso ou da primeira transmissão no país

| Da redação -

Dia da TV é celebrado nesta quinta-feira (11) (Foto: Pixabay)
  

Nesta quinta-feira (11) é celebrado o Dia da Televisão no Brasil. Apesar disso, a data escolhida não tem nada a ver com a invenção da TV ou com o dia da primeira transmissão no país. O Tudo EP te explica à escolha desta data. 

A televisão causou uma revolução e nos hábitos das pessoas. O aparelho além de ser uma fonte de entretenimento, é também fundamental para a comunicação e informação. Ao longo das décadas, a evolução da TV foi aperfeiçoando e se democratizando ainda mais. 

No início, as imagens eram em preto e branco. Em 1972, foi realizada a primeira transmissão de um programa de cores através da Rede Globo, com imagens da TV Difusora de Porto Alegre, foi transmitida a Festa da Uva de Caxias do Sul, com a narração do jornalista Cid Moreira.  

 

VEJA TAMBÉM 
Atriz de Pantanal usa termo racista e é rebatida por apresentador no Encontro 

Pedro Cardoso acusa produtora de excluí-lo de seu próprio projeto 



Depois vieram as outras tecnologias como a TV analógica, a digital e depois a High Definition (HD). 

Por que a data de 11 de agosto? 

A data comemorativa, celebrada desde 1958, remete à morte de Santa Clara de Assis, "Padroeira da Televisão". De acordo com a tradição católica, Santa Clara, por alguma circunstância estava impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal. Enquanto meditava e orava ao menino Jesus, em seu quarto, milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e "assistir", tudo o que se passava na missa. 

O Papa Pio XII, que via a televisão como um fenômeno extraordinário, na época das primeiras transmissões, comparou essa tecnologia ao milagre vivido por Santa Clara. Assim, sugeriu que o Dia da Televisão fosse comemorado em memória pela morte da santa. Logo, ao longo dos anos, Santa Clara foi atribuída por muitos, como a "Padroeira da Televisão". 

Quando foi a primeira transmissão no Brasil? 

A primeira transmissão de TV no Brasil ocorreu em 10 de setembro de 1950. Na época, apenas 200 aparelhos de televisão estavam instalados em São Paulo. Os aparelhos televisivos apenas as pessoas de classe alta tinham o poder de adquirir uma. 

Em uma pesquisa recente realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que a televisão está presente em 96,3% de todos os domicílios brasileiros. 

Dia 11 de agosto ou dia 21 de setembro? 

As datas para celebrar o dia da TV são distintas. No Brasil, como o Tudo EP explicou, é comemorado no dia 11 de agosto por conta do dia do nascimento da Santa Clara, conhecida como padroeira da tv. 

Ao redor do mundo, tem outra data para celebrar esse aparelho televisivo, que é o dia 21 de setembro, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1966, como o Dia Mundial da Televisão.  

LEIA MAIS  
Tech Recruiter: recrutadores se especializam na busca por profissionais qualificados


Publicidade