Uma nova série documental estreia nesta quarta-feira (1º) no Globoplay. "Vale o escrito" mostra a história do jogo do bicho no Rio de Janeiro, apontando a relação de poder entre os núcleos familiares que controlaram a contravenção e suas ramificações no futebol e samba.
A série aborda desde o início do jogo, no século XIX, passando pela criminalização das apostas e dos jogos de azar, até o envolvimento das milícias. A obra também levanta questões atuais sobre essa disputa de poder.
"O jogo do bicho, proibido por lei, se organiza como um negócio de milhões e é celebrado por boa parte da população, seja em pontos de anotação nas esquinas, seja no Sambódromo com as escolas de samba", diz Ricardo Calil, um dos diretores e roteiristas da série.
LEIA TAMBÉM
Caso Richthofen: Como estão Suzane e irmãos Cravinhos?
Yasmin Brunet e MC Daniel estão namorando?
A série, em sete episódios, foi produzida em pouco mais de dois anos com pesquisas e depoimentos inéditos.
"Grande parte do nosso esforço foi convencer essas pessoas que nunca falam sobre a contravenção ou, no máximo, dão declarações pontuais a nos dar entrevistas longas e em profundidade", conta Calil.
Na direção artística, o jornalista Pedro Bial toma a frente. "Mostramos que a máfia brasileira, carioca, é única no mundo, poderosa, com uma expressão estética incomparável", diz Pedro Bial.