Se você quer começar a treinar para completar a São Silvestre, tradicional corrida que acontece nas ruas paulistas no dia 31 de dezembro, saiba que o primeiro passo é passar pelo processo de iniciação na corrida, que consiste na realização de provas de 5 km e 10 km por um período mínimo de um ano.
De acordo com o professor e especialista em corrida Ronaldo Dias, que já levou dezenas de corredores a São Silvestre para atletas já treinados, o ideal é preparar com três meses de antecedência uma planilha de 12 semanas, que seja específica para a competição.
LEIA TAMBÉM
Violência doméstica contra a mulher: veja formas de denunciar
Juiz bem-humorado viraliza nas redes sociais; veja vídeo
É preciso ter em mente que, para se completar a prova, não se deve levar em consideração apenas treinos físicos ou aspectos biológicos e fisiológicos, mas também estratégias. O corredor deve pensar, por exemplo, nas subidas no final do percurso, a fim de simular a chegada na temida Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
Para isso, uma boa ideia é criar grupos específicos de pessoas que vão para a São Silvestre, enviar as principais informações sobre a prova e realizar testes para identificar o pace ideal, para evitar que o atleta comece o trajeto rápido demais, o que pode interferir negativamente na parte final da prova.
LEIA MAIS