Publicidade

on run

Confira três dicas para correr na rua com segurança

Correr na rua requer muita atenção para evitar possíveis acidentes, confira dicas para começar a praticar o esporte

| Especial para o tudo ep -

 

Correr na rua requer muita atenção para evitar possíveis acidentes, confira dicas para começar a praticar o esporte (Foto: Reprodução/Pexels)

 

Começar a praticar corrida de rua não é tão simples como alguns imaginam. Além da preparação antes de maratonas, algumas dicas devem ser levadas em consideração durante a prática da corrida. Se você quer dar inicio à um estilo de vida mais saudável e futuramente se tornar um corredor, confira três dicas de como correr na rua de forma segura. 

Como devo me vestir para correr na rua? 

Ver e ser visto é o ponto principal para quem pretende correr na rua. Por isso, utilize roupas com cores vivas, evitando o uso de roupas escuras ou muito claras. Assim, com as roupas chamativas, o corredor é visto e os riscos de acidentes são menores. 

Vale destacar que as roupas com controle de raios solares ajudam a proteger a pele e o combate à algumas bactérias e vírus, além de diminuir o calor e manter a temperatura corporal. 

Se a sua corrida acontecer durante a noite, use algo que ajude na visualização como luz de led, que podem ser fixadas na camisa, cabelo, boné ou mesmo no tênis. 

Qual tênis devo usar? 

Nesse caso precisamos pensar além do conforto e levar em conta a qualidade no sistema de amortecimento. Continuando com o pensamento de usar roupas chamativas, as cores do tênis devem ser vivas. É importante destacar que ele deve ser usado apenas para corrida, por isso não opte por um calçado de cores neutras, usado para passeios.  

 

LEIA TAMBÉM 

Veja como potencializar o seu treino 

Confira a importância de variar os estímulos de treino para evoluir na corrida de rua


Posso usar o fone de ouvido? 

Correr na rua com fone de ouvido é perigoso, pensando na segurança, já que um dos melhores e mais importantes sentidos é a audição. Ela nos deixa em alerta e nos protege com muita eficiência de possíveis riscos do cotidiano, principalmente durante os treinos na rua. O equipamento pode ser usado em academias e corridas na esteira. 

Quando corremos nossa visão nos protege de tudo que está em nossa frente, ou seja, de tudo que conseguimos visualizar, e a audição nos protege de tudo que não conseguimos ver, mas podemos escutar, por exemplo: um grito de um ciclista, a buzina de um carro, a sirene de uma ambulância, etc. 

A recomendação para os atletas que não conseguem correr sem a música, é treinar em parques, onde o risco de acidentes são menores. Se preferir a rua, utilize espaços em dias e horários onde o trânsito fica bloqueado e use o fone em apenas uma das orelhas, isso diminui muito a possibilidade de um possível acidente durante seus treinos. 

 

LEIA MAIS 

Entenda como a corrida ajuda na qualidade de vida dos diabéticos

Publicidade