Publicidade

on run

Tecnologia e corrida: mudanças que melhoram a qualidade dos treinos

Confira como a tecnologia auxilia a qualidade do treino de corrida

| Especial para o tudo ep -

 

Confira como a tecnologia auxilia a qualidade do treino de corrida (Foto: iStock)

  

Após muitos anos atuando no atletismo, trabalhando diariamente com corrida, com treinos quase diários e acompanhando os atletas amadores, muitas mudanças ocorreram nesse período e certamente a parte tecnológica foi a mais interessante. 

Não existia essa infinidade de equipamentos destinados à corrida, que ajudam a monitorar a qualidade dos treinos, uma vez que fornecem informações extremamente importantes ao treinador e ao atleta. 

Hoje, a tecnologia nos permite dar mais qualidade ao treino, já que temos de forma quase instantânea a resposta sobre o andamento do treinamento, podendo saber se o treino prescrito pelo treinador foi realmente realizado conforme o prescrito. 

Entre todas as tecnologias, destaco os relógios, que dão os resultados de como foi realizado o treino, geram gráficos e informam por quanto tempo o atleta correu em determinada distância, especificando as velocidades. Esses dados são essenciais para prescrever os treinos das próximas semanas. 

Vale destacar que mesmo sem toda essa tecnologia, era possível realizar ótimos treinos na época em que o relógio com cronômetro era a coisa mais moderna. Essa inovação já foi capaz de dar mais qualidade aos treinos, chegando a resultados que duram até os dias de hoje, como os recordes brasileiros. 

Uma orientação para os corredores é evitar que a tecnologia te leve a fazer treinos que vão te afastar, cada vez mais, do seu objetivo. Por exemplo: ficar correndo para acumular km, ou mesmo realizar determinados percursos mais rápidos ou aquele mapa lindo no GPS. Desafiar colegas de treino apenas para ganhar, também pode ser prejudicial. Tudo isso sem uma devida periodização, podem te levar, com o passar do tempo, a um processo chamado "monotonia do treino", podendo causar lesões e desmotivação, já que pode chegar uma hora que você não vai mais melhorar fazendo a mesma coisa e isso vai e te afastando cada vez mais da corrida.  

 

LEIA MAIS: 
Daniel Nascimento garante índice olímpico da Maratona
 

Entenda como a corrida ajuda na qualidade de vida dos diabéticos


Pense sempre em usar a tecnologia a seu favor, ela tem uma função única e exclusiva de dar qualidade ao seu treino, afinal, a resposta para a sua melhora está no treino de qualidade, já que ele é o grande responsável por gerar as adaptações necessárias para você alcançar seus objetivos e melhorar a sua performance na corrida de rua. 

Por isso sempre que me perguntam: "Professor, qual equipamento devo comprar para começar a treinar?" Eu logo respondo: "Invista em um bom professor, de preferência especialista em atletismo, para te orientar". Também é essencial fazer os exames médicos para iniciar o bom, velho e determinante treino de qualidade.


Publicidade