Publicidade

on run

Maratona de Boston agitou os amantes da corrida; Evans Chebet, conquistou o bicampeonato

Os favoritos na maratona de Boston não conquistaram a primeira posição, surpreendendo os amantes da corrida

| Especial para o tudo ep -

 

Os favoritos na maratona de Boston não conquistaram a primeira posição

 

A semana foi movimentada para os apaixonados por corrida. O rei das maratonas, único atleta em atividade que pode se tornar tricampeão olímpico e atual recordista mundial, Eliud Kipchoge, ficou apenas na sexta colocação da Maratona de Boston, que foi disputada na última segunda-feira (17). 

O queniano fez sua estreia na competição, assim como a campeã mundial Gotytom Gebreslase, que ficou na décima colocação. O atual campeão, Evans Chebet, conquistou o bicampeonato entre os homens. 

Hellen Obiri foi a campeã entre as mulheres. Outras favoritas na prova feminina, Edna Kiplagat, Atsede Baysa e Desiree Linden não ficaram nem entre as 10 primeiras colocadas. 

Como o maratonista mais rápido da história, Kipchoge enfrentou o desafiador percurso da Maratona de Boston com a esperança de conquistar sua 11ª vitória em um evento Abbott World Marathon Majors. A última maratona de Kipchoge resultou em um recorde mundial de 2:01:09, na Maratona de Berlim. Em Boston, o tempo dele foi de 2:09:23, enquanto o de Chebet foi de 2:05:54. 

A Maratona de Boston é a mais desejada pelos corredores amadores, principalmente pela exigência de obtenção de índices mínimos para participação e por fazer parte das Majors (circuito com as principais maratonas do mundo). 

Vale lembrar a brasileira Carmem de Oliveira, que é até hoje a única brasileira a correr os 42,195 metros em menos de duas horas e 29 minutos. Ela percorreu a maratona de Boston em 2h27min 41s. 

Até hoje, nenhuma brasileira conseguiu baixar essa marca. Apenas duas atletas conseguiram correr abaixo de 2h30min, Márcia Narloch (2h29min59s), em Hamburgo, em 2004, e Adriana Aparecida (2h29min17s), em Tóquio, em 2012, conquistando o recorde brasileiro.  

 

LEIA MAIS:  
Circuito Santander TrackField Run Series volta a Campinas 

Jovem que correu descalço em final dos 400m no Mato Grosso ganha kit com roupas de treino



HISTÓRIA DA MARATONA 

Entre as corridas realizadas atualmente, a Maratona é, sem dúvida, a mais praticada e surgiu de uma forma muito curiosa. Segundo a lenda, em 490 a.C., um soldado teria corrido 40 quilômetros com o objetivo de chegar a Atenas para dar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas, na Batalha de Maratona. 

Outro fato da história diz que a maratona teve seu percurso aumentado em 2.195 metros, tornando-se 42.195 metros no total, por solicitação da rainha da Inglaterra. Em uma das edições dos jogos na capital Inglesa, ela pediu, em cima da hora, que a largada fosse realizada em frente ao castelo. 

A maratona é considerada uma prova olímpica desde a primeira edição dos jogos, realizado em Atenas no ano de 1896. Com o sucesso nas olimpíadas a atividade ganhou um grande impulso. No entanto, foi somente a partir da década de 1970 que milhares de pessoas começaram a correr nas ruas, praias, parques pelo mundo afora.
Nos jogos olímpicos de Paris 2024, a maratona olímpica dará direito aos meros mortais de participar junto com os melhores atletas do mundo, tornando-se a única prova olímpica com essa participação do público. 

RESULTADOS DA MARATONA DE BOSTON 

Melhor resultado na prova: 

Mulheres: 2:19:59 Buzunesh Deba (ETH) 2014 

Homens: 2:03:02 Geoffrey Mutai (KEN) 2011 

Recorde mundial: 2:42:24 Liane Winter (FRG) 1975, 

2:22:43 Joan Benoit (EUA) 1983 

Nota: as marcas estabelecidas na prova no padrão atual de Boston não são mais elegíveis para retificação de registro, pois o percurso tem uma perda de elevação líquida de 146 metros. 

Curiosidade: A Maratona de Boston é a única grande maratona mundial com um padrão de qualificação. Os corredores precisam de um tempo de entrada de 3:30 (mulheres) ou 3:00 (homens) para se inscrever. Existem diferentes índices para várias faixas etárias de mestres. 

 

Publicidade