Para os corredores de rua brasileiros, o verão traz dias mais longos e quentes, um verdadeiro convite à atividade física ao ar livre. Porém, é preciso cuidar da pele sob a intensiva exposição à luz solar.
É fato que os riscos acontecem também em dias nublados ou chuvosos e em todas as estações do ano, porém, há maior incidência de problemas de pele durante o verão.
PROTEJA-SE
Para se proteger, é recomendado utilizar roupas leves, se possível com proteção UV, chapéus e bonés, além de evitar a ficar exposto a luz do sol entre 10h e 16h. Beber bastante água também ajuda ao evitar desidratação. E, claro, usar protetor solar.
Sem os cuidados necessários, a radiação solar pode causar prejuízos à pele, como pequenas lesões, melasmas e outras manchas, além do pior deles, o câncer de pele - o mais frequente no Brasil, com cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
LEIA MAIS
A quantas anda a sua hidratação antes, durante e depois da corrida?
Em entrevista ao site Lance, o dermatologista Fábio Gontijo alerta que, além da necessidade de proteger todo o corpo, o corredor não deve negligenciar partes como lábios, orelhas e pálpebras. Segundo ele, essas regiões são propícias aos tipos de câncer mais agressivos à pele.
O uso diário do protetor solar é uma arma na prevenção às doenças causadas pela exposição excessiva à luz solar. A orientação de especialistas é a de que quanto mais cedo uma pessoa adotar o uso, menores os danos ao longo dos anos. Assim, não deve ser usado apenas na piscina ou na praia, mas integrar a rotina das pessoas. No caso dos corredores de rua, deve estar sempre na mochila para ser levado e usado em treinos e provas.
ORGÂNICO OU SINTÉTICO?
De acordo com informações divulgadas pela Faculdade Anhanguera, mais especificamente por profissionais do curso de Farmácia, a composição dos protetores solares possui diferentes fórmulas e combinações, com classificação em filtros orgânicos e inorgânicos.
- Os filtros orgânicos são formados por moléculas capazes de absorver a radiação UV (de alta energia) e transformá-la em ondas eletromagnéticas com energias menores e inofensivas ao ser humano.
- A opção inorgânica é representada pelos óxidos de zinco e titânio. Esses filtros solares apresentam a forma mais segura e eficaz para a proteção, pois apresentam baixo potencial de irritação, sendo, inclusive, recomendados no preparo de fotoprotetores para uso infantil e pessoas com sensibilidade na pele.
As principais marcas têm desenvolvido filtros solares específicos para atletas. Existem protetores na versão spray fabricados com base em uma fórmula que adere melhor à pele, o que proporciona melhor duração. Para escolher um protetor solar para praticar atividade física, o ideal é justamente optar por um produto com maior fixação, boa espalhabilidade e absorção.
5 DICAS PARA PROTEGER A PELE
1- Passe o protetor solar pelo menos 15 minutos antes de iniciar a atividade física ao ar livre
2- Reaplique o protetor solar a cada 2 horas
3- Escolher um filtro solar específico para esportes e de acordo com as necessidades do seu tipo de pele
4- Usar protetor labial e escolher um protetor solar próprio para o rosto;
5- Aplique o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também as orelhas, pálpebras e boca