Publicidade

on run

Fundo da Ucrânia é lançado para apoiar atletas afetados por conflito

A World Athletics, a International Athletics Foundation (IAF) e a Diamond League Association lançaram um Fundo da Ucrânia para ajudar os atletas do país.

| ON Run -

A World Athletics, a International Athletics Foundation (IAF) e a Diamond League Association lançaram um Fundo da Ucrânia para ajudar os atletas do país. (Foto: World Athletics).
A World Athletics, juntamente com a International Athletics Foundation (IAF) e os membros da Diamond League Association, lançaram um Fundo da Ucrânia para apoiar atletas profissionais afetados pelo conflito em seu país de origem.

O objetivo do fundo é garantir que os atletas de elite ucranianos e seus principais funcionários de apoio possam continuar treinando, qualificando e participando de eventos do Campeonato Mundial após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Dois grupos serão elegíveis para financiamento: atletas individuais (Grupo Um) e pessoal-chave de apoio ao atleta e familiares imediatos (Grupo Dois).

O Grupo Um inclui atletas que são afiliados à Associação Ucraniana de Atletismo e se qualificaram, ou têm uma chance de se qualificar, para competir em qualquer próximo Campeonato Mundial de Atletismo até o fechamento do fundo.

O Grupo Dois inclui aqueles que atuam como treinadores ou líderes de equipe designados para atletas do Grupo Um, bem como pais, cônjuges e filhos que vivem juntos com atletas do Grupo Um.

O presidente mundial de atletismo, Sebastian Coe, comentou: "É justo que a comunidade atlética forneça todo o apoio que pudermos aos atletas da Ucrânia, que foram colocados nesta terrível situação e precisam de nossa ajuda para continuar treinando e competindo. Sei que várias das nossas federações-membro na Europa já estão recebendo grupos de atletas ucranianos em centros de treinamento e estou grato por sua abordagem humanitária a essas circunstâncias trágicas. Este fundo fornecerá mais apoio aos atletas ucranianos para permitir que tenham alguma estabilidade e segurança enquanto se preparam para representar seu país enquanto a guerra continua".

Comentando da Ucrânia, o presidente da Associação Atlética Ucraniana, Yevhenii Pronin, disse: "Em tempos sombrios, você pode ver claramente pessoas brilhantes.

World Athletics, Diamond League, IAF e todas as federações nacionais que nos ofereceram sua ajuda - este é o padrão de união e apoio!

"Milhares de vítimas, milhões de refugiados, infraestrutura destruída, incluindo infraestrutura esportiva, aterrorizaram nossos corações, mas acreditamos que o pior já passou".

"Todos os dias agradeço de coração a toda a comunidade mundial por abrir as portas de suas casas para nosso povo, para todos que ajudam nossos atletas e suas famílias e para a World Athletics, por criar este fundo para nossos atletas e nosso esporte".

"Toda a equipe da federação está segura e está trabalhando para garantir que os atletas do nosso país e suas famílias estejam seguros e juntos com vocês salvaremos nosso esporte favorito e o fortaleceremos. Obrigado de toda a Ucrânia".

O fundo fornecerá assistência financeira para:

Para o Grupo Um:

Inscrição, subsistência e alojamento, em campos de formação/alojamento temporário;
Viagens e hospedagem para competir em eventos classificatórios para Campeonatos Mundiais;
Viagens e hospedagem para competir em Campeonatos Mundiais de Atletismo, se não for fornecido de outra forma;
Material e equipamentos de treinamento.

Para o Grupo Dois:
Participação do treinador nos treinos e competições;
Viagem e hospedagem para acompanhar os atletas do Grupo Um em eventos classificatórios para Campeonatos Mundiais;
Viagem e hospedagem para acompanhar os atletas do Grupo Um em Campeonatos Mundiais de Atletismo.

O fundo abre hoje com um orçamento atual de US$ 190.000, criado com contribuições da IAF, membros da Diamond League e World Athletics. A Diamond League Association já doou US$ 30.000 diretamente para a Associação Atlética Ucraniana e muitos dos organizadores individuais das reuniões fornecerão suporte adicional de viagem e acomodação para atletas que desejam competir.

Espera-se que até 100 atletas ucranianos possam necessitar de algum apoio financeiro este ano.

O fundo pode receber contribuições adicionais a qualquer momento até o encerramento do fundo, que está marcado para 31 de dezembro de 2023. O financiamento por beneficiário será alocado de acordo com as necessidades.

Os potenciais beneficiários podem se inscrever para consideração enviando um e-mail para UKRFund@worldathletics.org

Outras organizações de atletismo que gostariam de contribuir para o fundo também devem entrar em contato com UKRFund@worldathletics.org

A World Athletics se coordenará com o Fundo de Solidariedade do Comitê Olímpico Internacional para a comunidade olímpica ucraniana, por meio do vice-presidente sênior Sergey Bubka, para evitar qualquer duplicação de esforços.


Publicidade