Publicidade

on run

Guia completo para correr na rua com segurança

Confira as nossas recomendações para que sua corrida ocorra com segurança.

| ON Run -




Você também usa fones de ouvido para correr? Confira as nossas recomendações para que sua corrida ocorra com segurança. (Crédito: Freepik).
 

Depois de assistir e ver os resultados da temporada mundial do atletismo, em especial a maratona olímpica, e o evento teste 10k Volta São Paulo realizado no último mês, um dos poucos eventos que foram realizados por conta da pandemia, você se empolgou e vai iniciar na corrida, não é mesmo? Com isso, você deseja dar seus primeiros passos rumo a um novo estilo de vida, para se tornar, em breve, mais um corredor a desfilar em toda sua velocidade pelas ruas e avenidas da cidade. 

Mas é preciso se preparar antes! Correr nas cidades e, em especial, nos grandes centros, não é para qualquer um. É para os fortes, requer muita atenção nos itens relacionados à segurança, afinal a corrida não é só correr, e é para toda a vida. Por isso, separamos esse guia para te ajudar a evitar acidentes ou assaltos durante sua corrida. Você verá como deve se vestir, orientações sobre o uso de fone de ouvido, melhores locais para correr e recomendações para evitar acidentes e roubos. Se assim como a moça da foto você utiliza fones de ouvido para correr, vamos te passar algumas recomendações. 
Então, vamos aos cuidados que você deve ter ao sair para correr. 

Como devo me vestir para correr na rua? 

Ao sair para enfrentar as ruas, sua maior preocupação deve ser "ver e ser visto", ou seja, utilizar roupas com cores vivas, principalmente a camisa. Por esse motivo, separe um espaço em seu guarda roupas para as roupas mais chamativas. Evite utilizar roupas escuras ou muito claras, pois dificultam que você seja visto por pessoas dirigindo, ciclistas ou pessoas utilizando outros meios de locomoção. 

Vale destacar que as roupas com proteção contra raios solares que fazem mal para a nossa pele, não só evitam a radiação solar como também podem ajudar a combater algumas bactérias e vírus, diminuem o calor e ajudam a manter a temperatura corporal. São os chamados tecidos tecnológicos. Pode apostar nele sem medo, corredor! 

Se a sua corrida acontecer durante a noite, use algo que ajude na visualização como uma luz de led, que podem ser fixadas na camisa, cabelo, boné ou mesmo no tênis. Elas ajudam bastante na sua segurança. 

E por falar em tênis, nesse caso precisamos ir além do conforto e qualidade no sistema de amortecimento. O ideal é abusar das cores com a mesma ideia do uso da roupa, por exemplo, quem não gosta de usar roupas muito chamativas ou também conhecidas como "cheguei chegando" pode apostar em um tênis colorido. Por isso, você deve ter um tênis reservado para corrida, afinal de contas, se seu estilo é mais básico, você não vai querer passear com um tênis muito chamativo. Mas ao mesmo tempo, correr com um tênis de cores neutras não vai te ajudar na segurança durante a corrida de dia e, principalmente, à noite. 

Posso usar o fone de ouvido para correr? 

Realizar uma atividade física, em especial a corrida, com auxílio da música tem sido uma rotina cada vez mais comum. Essa prática veio das academias que tinham as aulas de rpm e spinning com auxílio da música e, em alguns casos, a música ditava o pace das pedaladas. Essa nova estratégia motivacional e pedagógica, começou a ser utilizada na corrida na esteira, ainda dentro da academia, chegando na corrida de rua. Os praticantes escutam música nos treinos nas ruas, parques, zona rural e até nos dias de provas. 

Porém, em algumas provas nos Estados Unidos e na Europa já há orientações para os participantes não utilizarem fones de ouvido, por motivos de segurança. 

Mas como tudo na vida precisa de moderação, é necessário analisar os prós e contras para entender como usufruir dos benefícios dessa estratégia em treinos ou em provas, uma vez que o recomendado é que no grande dia você realize apenas o que fez nos treinos. 

Pensando na segurança, um dos melhores e mais importantes dos sentidos é a audição, pois ela nos deixa em alerta e nos protege com muita eficiência de possíveis riscos do cotidiano, principalmente durante os treinos na rua. 

Orientamos que os corredores corram na rua sem o uso dos fones de ouvido, pois há sérios riscos de acontecerem acidentes, em especial entre ciclistas e corredores, que normalmente utilizam o mesmo espaço e ficam muito próximos de vias movimentadas para realizarem suas atividades físicas. 

Quando corremos, nossa visão nos protege de tudo que está em nossa frente, ou seja, de tudo que conseguimos visualizar. Com a audição não é diferente, nos protege de tudo que não conseguimos ver, mas podemos escutar. Por exemplo: um grito de um ciclista, a buzina de um carro, a sirene de uma ambulância mesmo que o sinal de pedestre esteja verde para você e até mesmo a aproximação de uma pessoa mal-intencionada. A audição nos ajuda a ouvir, o que os olhos não veem e a maioria dos acidentes com corredores estão relacionados a isso. 

Por isso, a recomendação para aqueles atletas que não conseguem correr sem a música ou já criaram o hábito, é que treinem em parques, onde o risco é menor. Se for para rua, utilize espaços em dias e horários onde o trânsito fica interditado. Outra recomendação é utilizar o fone em apenas uma das orelhas, pois isso diminui muito a possibilidade de um possível acidente durante seus treinos. Confira neste vídeo algumas explicações. 


Correr na calçada 

Esse é o local destinado aos pedestres, em especial, aos deslocamentos das pessoas. Em muitos casos, se sair para correr durante o dia, certamente você terá que desviar inúmeras vezes, em função de ter pessoas caminhando, batendo papo e passeando com o cachorro. Você terá que desviar para o lado ou realizar movimentos contrários a mecânica da corrida, o que pode te aproximar de possíveis lesões. 

Para evitar que isso aconteça, vá em horários onde a maioria dos usuários das calçadas ainda estão dormindo. Se for após as 8h da manhã, por exemplo, certamente você aumentará as chances de encontrar muitos obstáculos pelo caminho, principalmente aos finais de semana! 

Junte isso às irregularidades do piso, que podem ter alguns desníveis e causar possíveis acidentes ou uma possível lesão, uma vez que você ficará pisando em um chão duro, já que a maioria das calçadas são feitas de concreto. E se correr à noite, então, as chances de acidentes aumentam mais ainda. 

Outro ponto importante é que, ao passar em calçadas com cercas, principalmente em parques e terrenos com obras, você precisa ter cuidado com arames soltos, resto de material ou mesmo fiação da rede de telefonia muito, que é muito comum nas principais cidades. Esse tipo de material pode facilmente machucar se passar na pele, em especial no rosto e olhos.
Ao correr em uma calçada, redobre a atenção e faça sempre escolhas mais seguras entre ela e o asfalto da rua. 

Correndo na rua 

Esse talvez seja o local onde encontramos os corredores com mais frequência, em especial os que já correm a mais tempo e tem um pace mais rápido. Logo, as calçadas passam a ficar chatas, afinal ficar toda hora parando a corrida é muito chato, mesmo! 

Mas é preciso ter cuidado, pois o aumento da velocidade diminui o nosso tempo de reação a um possível acidente. Por isso, fique ligado e redobre a atenção. 

Diferente da calçada, que tem seu piso de concreto e irregular, tornando-se o pior piso para os corredores, o asfalto é melhor porque tem em sua composição materiais que absorvem um pouco o impacto, além de ser mais liso e de fácil visualização de possíveis buracos, sendo também, em alguns casos, mais iluminados. 

Como a ideia é ver e ser visto, muitos corredores fazem a escolha de correr na contramão do fluxo, assim conseguem prever com mais antecedência possíveis acidentes. Vale destacar que sempre que for correr nesses locais o ideal é conhecer antes por onde vai passar, saber as possibilidades de recuo, por exemplo, se é uma rua que tem calçada; se for uma estrada, verificar se tem acostamento e por aí vai. Pois imagine correr em um local que você não tem a possibilidade de desviar de um carro ou ciclista que vem em sua direção. 

À noite, certifique-se de que a região é segura, tem uma boa iluminação, como é a incidência de roubo. Existem até sites específicos que te ajudam a saber sobre esses fatores. 

O ideal é correr em estradas de terra como canaviais, parques, bosques ou estradas na zona rural, muito comum em algumas regiões. 

A calçada e o asfalto devem ser evitados. Vale destacar que você certamente perceberá que correr no asfalto é mais fácil, quando se compara com a terra. A relação está justamente na absorção dos impactos, pois na terra esse impacto fica mais diluído no terreno, enquanto no asfalto ele volta para o corpo do atleta facilitando assim o tempo de contato, mas sendo prejudicial a médio e longo prazo para as articulações que sofrem mais com esse processo. 

Por isso o ideal mesmo é treinar na terra e competir no asfalto! 

Como evitar atropelamentos e assaltos durante a corrida de rua? 

A maioria dos acidentes ou contra tempos com corredores acontecem por imperícia, imprudência ou a soma dos dois. Seja por desconhecimento, ou mesmo por saber e querer correr o risco, ao sair para correr nas ruas é de fundamental importância seguir as leis de trânsito. Se for atravessar uma rua, dê preferência para fazer nas faixas de pedestre, pois nesses locais os motoristas tendem a ir mais devagar. Em um cruzamento, reforce o sinal com o uso das mãos para indicar que você vai passar.  

Já se for na ciclofaixa, fique muito atento e evite ficar correndo e mudando de direção, mantenha-se o tempo todo na sua faixa, pois mudanças bruscas e repentinas podem provocar acidentes. Lembre-se, quanto maior é a velocidade, menor é o tempo de reação. Tenha sempre isso em mente para tornar sua corrida mais segura. 

Além disso, caso você vá correr em dupla com um amigo ou mais, nossa recomendação é que vocês corram um atrás do outro, pois é uma forma de evitar que algum de vocês acabe correndo acidentalmente na faixa de veículos, causando acidente. 

Então, o corredor que vai na frente deve ficar sempre responsável por comunicar aos outros sobre o que vem, como por exemplo carro, bicicleta ou se será necessário atravessar em algum momento. Dessa forma, vocês conseguem garantir a segurança do grupo inteiro. 

Já o risco de ser assaltado aumenta significativamente quando você está mais vulnerável ou em situações em que o ladrão possa ter mais facilidade e ter algo que realmente vale a pena para ele. Existem alguns sites que podem ajudar a identificar essas regiões e horários com maior incidência de roubo. A maioria dos roubos ocorrem durante a noite, assim, avise sempre um amigo ou parente que está indo correr. Se possível, compartilhe com ele o seu percurso. Hoje em dia há vários aplicativos, sendo um deles o google maps, que pode ajudar nessa tarefa. 

Evite compartilhar nas redes sociais o percurso que vai realizar, use roupas simples e específicas para corrida, evite correr com celulares a mostra, leve um aparelho mais simples para emergências. Os aparelhos são importantes para fazer ligações de emergências ou chamar um carro por aplicativo e voltar para casa, caso precise, mas se puder, opte por um modelo mais simples.

Use sempre um documento, como por exemplo, a carteira do convênio médico com seus dados pessoais. Se tiver algum tipo de alergia a medicamentos, é sempre bom deixar em local visível. Existem algumas pulseiras muito legais que trazem essas informações extremamente úteis em uma possível necessidade. 

Evite correr em lugares de pouco movimento, corra sempre que possível em duplas, trios, mas nunca sozinho. 

Se não tiver alguém, leve um cachorro com você. Mas claro, traga a sacolinha caso precise catar os dejetos. Os animais são muito bons para detectar o perigo muito antes de nós. Se estiver sozinho, acredite em seus extintos. Se ver aquela pessoa e se arrepiar ou desconfiar de algo, mude de lado na rua.  

Essa dica vale principalmente para as mulheres. Se perceberem que estão sendo seguidas, parem em um local seguro e ligue para polícia. 

Inclusive, o fone de ouvido pode atrapalhar que você perceba possíveis ameaças como estas. Por isso, nesses casos o certo é evitar utilizá-los.
 

Quer aprender como melhorar sua corrida, conquistar resultados duradouros e diminuir as chances de lesões?!
Agora você pode treinar com a metodologia do Professor Ronaldo Dias com a parceria do ON RUN!

Matricule-se agora mesmo no curso Corrida não é só correr e aproveite as condições exclusivas de lançamento
Acesse: acidadeon.com/onrun/curso

Publicidade