Publicidade

on run

Exercício físico ajuda a fortalecer sistema imunológico

Entenda os efeitos do exercício físicos e como ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico

| ON Run -

Exercício físico ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Crédito: Divulgação/Pixabay

É muito comum relacionar a atividade física com a saúde. Muitas pessoas que querem melhorar seu estilo de vida procuram realizar alguma atividade física. Já existem algumas pesquisas relacionando a prática de exercícios com a longevidade e bem estar, como já divulgado aqui em nosso site. (Colocar o link dessa matéria aqui)  

Destacamos aqui uma importante pesquisa sobre como a atividade física pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, minimizando os sintomas de algumas doenças. Principalmente nesse momento da pandemia, onde pessoas do grupo de risco podem ter as complicações mais graves da Covid-19, esclareço também alguns discursos relacionados ao fato da prática atividade física tornar essas pessoas menos suscetíveis a complicações e agravos dos sintomas provocados pelo coronavírus.  

Pensando nisso, fui buscar na literatura e encontrei um artigo de revisão que pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre como a atividade física pode auxiliar as funções do sistema imunológico.  

Os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no artigo "Efeito do exercício no sistema imune: resposta, adaptação e sinalização celular",  fazem uma discussão sobre como os exercícios físicos podem ajudar a melhorar o sistema imunológico, tendo como referência os marcadores bioquímicos do sangue. O artigo faz uma relação entre algumas variáveis bioquímicas importantes, para entender qual o tipo de exercício físico, volume e intensidade, e as variáveis de controle, para proporcionar a sensibilização de células responsáveis pela defesa de nosso organismo.  

Gostou do nosso texto? Leia o artigo.  clique aqui

  



Publicidade