Publicidade

on run

Como a prática de atividade física pode afetar a sua longevidade

A atividade física tem se mostrado indispensável para alcançar a longevidade com qualidade de vida

| ON Run -

 

 

 

 

 

A atividade física tem se figurado cada vez mais indispensável para o melhor condicionamento físico e assim poder chegar a 'melhor idade'. Crédito: Divulgação / Freepik Company S.L

Durante muitos anos, os profissionais da área da saúde e esporte vêm pesquisando a relação entre a atividade física e a longevidade, ou mais popularmente falando, ajudar as pessoas a viverem mais e melhor.  

De tempos em tempos, são divulgadas pesquisas relacionando a expectativa de vida em alguns países e a prática de atividade física, que tem se figurado como uma das ferramentas indispensáveis.  

Os benefícios da atividade física não se restringem apenas a melhorar componentes fisiológicos e capacidades físicas como força, resistência, velocidade, também podendo contribuir com a longevidade.  

Uma das pesquisas que teve destaque trata da capacidade dos exercícios físicos de diminuir o estado inflamatório crônico que o avançar da idade pode proporcionar. A liberação dessas moléculas na corrente sanguínea durante e após os exercícios geram efeitos rápidos como:  

Estimulam a liberação de alguns hormônios;  

Facilitam a queima de gordura e diminui a glicemia; 

Provocam a sensação de bem-estar e alivia o estresse;  

Reduzem de maneira imediata o risco de problemas cardiovasculares. 

Existem algumas regiões no mundo conhecidas como zonas azuis, onde se encontram as pessoas mais idosas do mundo, em sua grande maioria a atividade física está presente. Para que isso ocorra, a atividade precisa ser prazerosa e, principalmente, que você possa praticá-la durante toda vida.  

Por isso, a corrida de rua tem o seu espaço garantido, sendo uma das práticas esportivas com a maior longevidade. Não é difícil encontrar jovens senhores com 70, 80, 90 e até 100 anos correndo as principais corridas de rua no Brasil e no mundo!  

Um forte abraço e bons treinos, ONRun - corrida não é só correr! 

Publicidade