Publicidade

Gravidez e bebê

17 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Com 17 semanas de gravidez, o bebê está do tamanho de uma romã e já tem os olhos voltados para frente, embora ainda os mantenha fechadinhos

| Especial para o tudo ep -

 

BabyHome - 17 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Com 17 semanas de gravidez, você já está quase na metade do caminho da sua jornada! Parou para pensar nisso? 

Para você, as semanas têm passado rápido ou devagar? Embora dê uma certa aflição, porque são muitas coisas para preparar até o dia do nascimento do bebê, você também não vê a hora de conhecê-lo e pegá-lo nos braços, não é mesmo? Haja controle emocional! 

Seu bebê tem cerca de 12 cm, o que é mais ou menos o tamanho de uma romã. Os olhos do bebê passam a olhar para a frente, em vez de para os lados, embora ainda fiquem fechadinhos. Falta bem pouco para as orelhas se posicionarem no lugar certo. Além disso, a cartilagem que vai se transformar no esqueleto começa a enrijecer. Ele tem bastante pele e a aparência é enrugada. Isso porque, você ainda está com 17 semanas de gravidez e ainda tem muito tempo para ele crescer e engordar. Aos poucos, vai "ocupando" todo o espaço.
Ah, seu filho também já tem unhas bem pequenininhas. Não se assuste se elas estiverem compridas quando ele nascer. Isso acontece mesmo, muitas vezes, e é normal. No começo, dá até um certo medo: como cortar unhas tão minúsculas, em dedinhos tão frágeis, sem machucar o bebê? Mas não é tão difícil quanto parece e logo, logo, você se acostuma.  


17 semanas de gravidez: o cabelo dos sonhos 

Pode ser que você já tenha reparado que seu cabelo está mais brilhante e mais cheio. Se não notou, preste atenção. Aproveite para esbanjar, exibindo seus lindos fios por aí. Por causa dos hormônios, os cabelos tendem a continuar crescendo por mais tempo. Isso faz com que haja um maior número de fios de cabelo no couro cabeludo ao mesmo tempo, especialmente durante os meses finais da gestação. Os fios também tendem a ficar mais oleosos. Tudo isso fica mais evidente a partir do segundo trimestre, que é a fase em que você está agora.  


Você anda esquecida? 

Não lembrar o que ia falar ou o que estava procurando, perder as chaves do carro, deixar a carteira em casa Ficar meio "fora do ar" durante a gravidez é normal, devido às alterações emocionais e hormonais. O aumento de progesterona no organismo afeta a área cerebral responsável pela atenção, fazendo com que as grávidas se sintam distraídas e aéreas circunstâncias que costumam durar até 40 dias depois do parto. E, também, devemos considerar o turbilhão de emoções que cada etapa da gestação traz, certo?  


E mais: 

+ Neurodiversidade: 53% dos pais de crianças autistas sentem medo do preconceito

+ Pode tomar café na gravidez?

+ Chá rifa de bebê: o que é e como fazer? 

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.

Publicidade