Publicidade

Gravidez e bebê

Seios: cuidados especiais para adotar desde já

Lavar as mamas com bucha ou passar hidratante não são recomendáveis. Saiba quais precauções tomar ao preparar os peitos para a amamentação

| Especial para o tudo ep -


Preparando os seios para a amamentação
 
Lavar as mamas com bucha ou passar hidratante não são recomendáveis. Saiba quais precauções tomar ao preparar os peitos para a amamentação. Confira abaixo:
 

 1. Chuveiro  

 Lave os mamilos e as aréolas apenas com água. Não use sabonete de nenhum tipo, pois o produto costuma remover a hidratação natural local e provocar ressecamento e rachaduras no futuro. Evite, também, aplicar hidratantes nessas áreas.1. Chuveiro

 2. Banho de sol

Embora não haja comprovação científica, alguns médicos recomendam expor os mamilos ao sol, durante 5 a 10 minutos, antes das dez horas da manhã e/ou após as quatro horas da tarde, como forma de prepará-los. A melanina, pigmento que dá cor à pele, costuma deixá-la mais resistente. Uma alternativa é expô-los a um banho de luz com uma lâmpada de 40 watts a cerca de um palmo de distância, pelo mesmo período de tempo. 


3. Cremes hidratantes 

Cremes e pomadas não servem para preparar os mamilos para a amamentação, muito pelo contrário: eles podem sensibilizá-los e, assim, deixá-los mais resistentes. Esses produtos ajudam a minimizar os danos causados por possíveis rachaduras pós-parto, sendo que o problema costuma surgir por causa de técnicas incorretas de amamentação. 

+ 10 coisas que você precisa saber sobre o puerpério 



4. Bucha 

Nada de friccionar os mamilos com bucha ou toalha para torná-los resistentes às fissuras. Além de não adiantar nada, o esfrega-esfrega intenso provoca pequenas lesões que aumentam o risco de infecções. E mais: a estimulação das mamas libera ocitocina, hormônio que pode levar à indução do parto prematuro nas gestações de risco. 

5. Sutiã 

Adote sutiãs de sustentação confortáveis, que mantenham os seus seios no lugar certo com o máximo conforto. Fuja de modelos com barbatanas, que machucam e prejudicam as glândulas mamárias. 

6. Cabeça tranquila 

Acredite em você e na sua plena capacidade de amamentar. Mantenha pensamentos positivos, confiança em si mesma e no seu obstetra, que tudo vai dar certo! 

  

E mais:

+ Agosto Mês da Amamentação: 10 bons motivos para amamentar 

+ Peitolândia: vamos falar sobre amamentação? 

+ Neurodiversidade: 53% dos pais de crianças autistas sentem medo do preconceito 

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.

Publicidade