Publicidade

Gravidez e bebê

16 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Com 16 semanas de gravidez, o feto atinge o tamanho aproximado de uma pera, brinca bastante e se mexe sem parar. Confira seu desenvolvimento!

| Especial para o tudo ep -

 

BabyHome - 16 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Seu bebê já tem aproximadamente 11,6 cm, mais ou menos o tamanho de uma pera, com 16 semanas de gravidez. A boa notícia é que em poucas semanas você pode começar a sentir ele se mexer dentro da barriga. A sensação, nesse início é de uma vibração suave. Parece até um peixinho nadando ou uma borboletinha batendo as asas. Que delícia! Dá uma ansiedade, não é mesmo? 

+ Agosto Mês da Amamentação: 10 bons motivos para amamentar 

Você tem ido às consultas do pré-natal? É provável que seu médico peça alguns exames a essa altura, como testes de anticorpos, de HIV, hepatite, nível de ferro e outros. Isso se já não tiver pedido antes, Uma avaliação importante é a de proteína na urina. Ela pode indicar se você tem risco de desenvolver uma condição perigosa para a gestação, conhecida como pré-eclâmpsia. 


16 semanas de gravidez: seu intestino está funcionando? 

Algumas mães reclamam de prisão de ventre nessa fase da gestação. Isso pode acontecer devido à ação dos hormônios, principalmente da progesterona, que influencia na musculatura intestinal, e também por conta do crescimento do útero, que comprime o intestino e pode obstruí-lo. Para aliviar, lembre-se de se alimentar bem, ingerindo fibras, e de beber bastante água. Exercícios físicos regulares, como caminhadas, também ajudam.  


Seu bebê com 16 semanas de gravidez 

A essa altura, seu filho já faz até caretas e sorri, mas os movimentos ainda são involuntários, porque ele ainda não controla os músculos. Logo, logo, ele vai conseguir fazer isso. O bebe também já é capaz de abrir e fechar as mãos, fazendo movimentos com elas - e é isso que você deve sentir dentro de algumas semanas. 

+ Como aumentar a imunidade na gravidez


Mudança de paladar 

Um sintoma relatado por muitas grávidas também a essa altura da gestação é a alteração de paladar. Por um lado, alimentos que você não suportava se tornam apetitosos. Por outro, só de sentir o cheiro daquele seu antigo prato favorito sendo preparado já dá até enjoo. Isso é totalmente normal e, na maioria dos casos, as preferências voltam ao normal mais tarde - às vezes, antes mesmo do nascimento do seu filho. É mais uma alteração que pode ser creditada à enxurrada de hormônios que invade seu corpo. 


E mais: 

+ Sintomas difíceis da gravidez que podem melhorar com a alimentação

+ Pode tomar café na gravidez?

+ Como dar banho no bebê nos dias frios? 

Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Publicidade