Ainda não chegou a data em que você deveria ficar menstruada. Mas será que já dá para saber se tem bebê a caminho? Conheça os possíveis sintomas de gravidez antes do atraso O sintoma mais clássico de gravidez é o atraso menstrual. No entanto, para quem está tentando engravidar, a ansiedade é tanta, que mal é possível esperar pela data prevista. Você já quer logo fazer o teste de farmácia. Isso se seu ciclo for regular. Caso contrário, a situação pode ser ainda mais confusa.
+ Cuidar bem de um filho significa cuidar bem de si mesma
Para entender se há sintomas que podem ser notados antes de a menstruação atrasar e quais são eles, BabyHome conversou com a ginecologista e obstetra Laura Penteado, diretora clínica da Theia, especializada em gestantes. "A grande maioria dos sintomas aparecem após o atraso menstrual mesmo. O que ocasiona os sintomas do início da gestação, na verdade, é o "efeito colateral" do aumento do hormônio BHCG", explica.
"Este hormônio começa a ser produzido após a fecundação, mas atinge níveis sanguíneos mais expressivos após a quinta ou a sexta semana de gestação - lembrando que contamos a gestação pela data da última menstruação e não pela data da concepção", afirma a médica.
Segundo a especialista, o ideal é aguardar mais um pouco para tentar fazer o teste e segurar a ansiedade. No entanto, dá para ficar de olho nesses primeiros sintomas, que acontecem por conta do hormônio. Veja quais são os principais:
3 possíveis sintomas de gravidez antes do atraso menstrual
- Sangramento referente à nidação (quando o óvulo fecundado se implanta na parede do endométrio). É um sangramento em pequena quantidade, com duração de até três dias. Aparece como um "escape" , em geral, antes do atraso menstrual e após cinco a doze dias da fecundação.
- Aumento do volume mamário e aumento da sensibilidade nos seios. Em geral, é o primeiro sintoma a ser notado, mas costuma ser confundido com alterações do período pré-menstrual. Começa em torno da terceira ou quinta semana de gestação.
- Cansaço, sonolência e enjoos: podem ter início precoce, principalmente em gestações múltiplas, mas são mais comuns após a quinta ou a sexta semana de gestação.
E mais:
+ Gravidez: afinal de contas, quando é que ela começa?
+ Quer ter filho nos EUA? Empresário brasileiro lança negócio para ajudar imigrantes; veja valores
+ Seios em preparo para a amamentação
Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.