Publicidade

tudo bebês

PodFalar, Mãe!: veja os tratamentos para malformação em recém-nascidos

Novo episódio fala sobre tratamentos sobre pé torto congênito e malformação

| Especial para o tudo ep -

O pé torto congênito idiopático é a deformidade genética mais comum ao nascimento de recém-nascidos. (Foto: Reprodução EPTV)


Ter um recém-nascido é uma experiência única para qualquer mãe, mas é uma fase que envolve dúvidas, receios e expectativas. O pé torto congênito é uma malformação que pode assustar, mas possui tratamento.

Por isso, o novo episódio do podcast PodFalar, Mãe! (clique aqui), do Grupo EP, busca mostrar os principais tratamentos sobre malformação.

O pé torto congênito idiopático é a deformidade genética mais comum ao nascimento de recém-nascidos. Ocorre em cerca de um para cada 750 crianças nascidas e é duas vezes mais frequente em meninos, acontecendo em ambos os pés em 50% dos casos. 

 

VEJA TAMBÉM 
PodFalar, Mãe!: seu bebê tem pé torto congênito? 
PodFalar, Mãe!: veja os cuidados necessários na gestação 


A psicóloga Ana Cecília Melo levou um susto quando seu filho, Adriano, nasceu com o pezinho torto, com a cirurgia realizada somente dois meses depois do nascimento. Enquanto esperava a cirurgia, os médicos colocaram gessos que eram moldados semanalmente nos pés do bebê.

Porém, o tratamento deve continuar após a cirurgia com o uso de uma órtese, uma estrutura que mantém os pés do bebê imóveis e voltados para fora. O uso desse equipamento deve ser por 12h diárias e até a criança completar 4 anos de idade. 

O tratamento deve continuar após a cirurgia com o uso de uma órtese. (Foto: Reprodução EPTV)


Para a professora Jéssica Peixinho a situação foi mais complicada. Seu filho Théo nasceu com os dois pezinhos virados, mas o tratamento com a órtese mostrou efeito da mesma forma.

"Ver um bebê de 10 dias com gesso do pé até a virilha foi uma situação muito impactante para a gente".

Para ambas as mães, o maior desafio foi os comentários das pessoas na rua: "As pessoas têm muitos julgamentos, perguntavam o porquê de ter derrubado ele no chão" disse Jéssica.

Mesmo com todos os desafios, os dois bebês conseguiram se recuperar e além de aprender a andar, já correm por todo lugar.

O PODCAST
 
O podcast PodFalar, Mãe! é uma realização do Grupo EP e traz assuntos semanais que envolvem a maternidade e o desenvolvimento das crianças na primeira infância. A primeira temporada terá 12 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, e são distribuídos nas principais plataformas de áudio e podcasts (Deezer, Spotify, Apple Music e etc). A produção conta com apresentação da jornalista Larissa Castro e edição da jornalista Luana Cezarini.  
 
LEIA MAIS 
Aprenda a fazer umectação capilar para cabelos ressecados em casa

Publicidade