Publicidade

tudo bebês

PodFalar, Mãe!: Saiba o que é útil e seguro no enxoval do bebê

Especialista e mães explicam objetos que fazem a diferença no desenvolvimento infantil

| Da redação -

 

Especialista detalha os acessórios que são úteis e seguros aos bebês (Foto: Reprodução/ EPTV)

 

O enxoval de bebê é o conjunto de itens que incluem roupas, travesseiros e outros. Quando o assunto é enxoval, dezenas de acessórios são apresentados como úteis. Por isso, o novo episódio do podcast PodFalar, Mãe! (clique aqui), do Grupo EP, traz mais informações sobre todos os principais itens do enxoval. 

De acordo com especialistas em desenvolvimento infantil, alguns objetos, além de serem pouco úteis, podem ser até perigosos às crianças. Desde 2013, por exemplo, a venda, fabricação e a utilização de andador infantil são proibidas em todo o país. 

Conheça histórias de mães que aprenderam o que realmente agrega à criança: 

ENXOVAL ÚTIL E SEGURO 

A mentora de carreiras Carla Falcão comprou e ganhou muita coisa quando ficou grávida. Ela guardou em uma caixa e tem coisas que nem chegou a usar. Carla diz que as mães de primeira viagem ficam perdidas e têm muita insegurança do que é realmente útil ao bebê em um primeiro momento. "A gente fica muito empolgada", relata.  

LEIA TAMBÉM 
PodFalar, Mãe!: novo episódio traz a gravidez como tema 
PodFalar, Mãe!: especialista lista itens que podem ser perigosos às crianças

A fotógrafa Roberta Ruela é outra mãe que saiu comprando sem pensar muito. Ela diz que comprou desde aquecedor de mamadeira até chupetas diversas. "Quando o bebê nasce, você pensa: Nossa para que tudo isso?"

O acesso à informação é fundamental para garantir a segurança e felicidade da criança (Foto: Reprodução/ EPTV)

Assim como Carla e Roberta, existem muitas outras mães e tutores que ficam perdidos quando o assunto é o enxoval. Por isso, é necessário muito acesso à informação para se fazer a escolha certa do que comprar à criança. 

Segundo a enfermeira especialista em cuidado materno-infantil Ana Cristina Lopes, alguns itens podem ser perigosos aos bebês. Ela explica que os carregadores, estilo canguru, se encaixam nessa categoria. "Tem que ser o sling, aquele tradicional, o do pano", fala. 

Além disso, é importante que os pais cuidem a posição da criança no sling. A profissional diz que o posicionamento correto é quando a coluna da criança fica em "C" e as pernas em "M". "O bebê precisa estar voltado à mãe também. Barriga com barriga", explica. 

Ana Cristina reforça o perigo e os malefícios da cadeirinha de descanso também. Segundo ela, a criança precisa ter contato desde cedo com o chão. "Dependendo da posição, tem risco de sufocamento", diz. 

Dessa maneira, para economizar dinheiro e garantir a segurança do bebê, a especialista diz que sanar as dúvidas com algum profissional da área é sempre recomendado. 

O PODCAST 

O podcast PodFalar, Mãe! é uma realização do Grupo EP e traz assuntos semanais que envolvem a maternidade e o desenvolvimento das crianças na primeira infância. A primeira temporada terá 12 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, e são distribuídos nas principais plataformas de áudio e podcasts (Deezer, Spotify, Apple Music e etc).
A produção conta com apresentação da jornalista Larissa Castro e edição da jornalista Luana Cezarini.  

VEJA TAMBÉM 
Bebê pode comer biscoito de maisena?

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade