Publicidade

tudo bebês

PodFalar, Mãe!: Novo episódio traz explicações sobre o parto normal

Conheça relatos de mães que optaram por partos normais

| ACidade ON -

 

Conheça histórias de mães que optaram pelo parto normal (Foto: Reprodução/ EPTV)

 

O parto pode ser encarado com insegurança e medo por algumas mães. Por isso, o novo episódio do podcast PodFalar, Mãe! (clique aqui), do Grupo EP, traz mais informações sobre o universo do parto normal. 

É difícil encontrar uma mãe que se arrependeu do parto normal, por outro lado, o medo e a falta de conhecimento podem levar muitas mulheres à cesárea. Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), 70% das gestantes desejam um parto normal no início da gravidez, mas mudam de ideia por insegurança. 

EXPERIÊNCIA ÚNICA 

Rachel Araújo é advogada e mãe de Miguel e ela é um exemplo que contraria as altas estatísticas da opção pela cesárea. Ela diz que não se programou para o parto do filho, mas estudou muito depois que recebeu a notícia de que estava grávida. "Eu me encantei com a possibilidade do parto normal", diz. 

Ela buscou ajuda de uma doula, que é uma profissional que acompanha todo o processo da gravidez. No entanto, a pandemia não permitiu que a assistente a acompanhasse no hospital junto ao marido, o que a deixou insegura. 

Depois do desafio de encarar um parto em um momento tão preocupante, Rachel relata que o sentimento de superação do parto natural foi gratificante. "Acho que foi a melhor sensação que eu tive na vida", revela. 

Geovana Laranja é outra mãe que quase entrou nas estatísticas de pessoas que optaram pela cesariana (Foto: Reprodução/ EPTV)

A doula Geovana Laranja é outra mãe que quase entrou nas estatísticas de pessoas que optaram pela cesariana. Ela é mãe de Ravena e explica que sentia medo de não aguentar o parto normal. "Eu tinha medo de não me sentir capaz de conseguir", fala. 

Além disso, ela relata que a família e amigos a desencorajavam a seguir com a ideia do parto natural. "Eles falavam: Você vai mesmo conseguir? ", explica. 

Após a decisão de seguir com o parto normal, ela diz a experiência foi boa e transformadora. 

Hoje, Geovana decidiu se profissionalizar em doula para ajudar outras mães a superarem os mitos do parto normal. "Eu descobri uma força que eu nunca imaginei que teria"

O PODCAST 

O podcast PodFalar, Mãe! é uma realização do Grupo EP e traz assuntos semanais que envolvem a maternidade e o desenvolvimento das crianças na primeira infância. A primeira temporada terá 12 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, e são distribuídos nas principais plataformas de áudio e podcasts (Deezer, Spotify, Apple Music e etc). 

A produção conta com apresentação da jornalista Larissa Castro e edição da jornalista Luana Cezarini. 

PRIMEIROS EPISÓDIOS 

Conheça e escute todos os episódios do PodFalar, Mãe!: 

- O primeiro episódio trouxe como assunto o mecônio, que é o primeiro cocô dos bebês (Clique aqui)

- O segundo episódio desvendou os mitos da fertilidade de homens e mulheres (Clique aqui)

- O terceiro episódio abordou questões sobre a depressão pós-parto e da campanha "Maio Furta-cor". Para ouvi-lo, basta acessar este link (Clique aqui)

- O quarto episódio explicou os cuidados com o nascimento prematuro das crianças (Clique aqui)

-O quinto episódio explora as consequências da assimetria craniana e torcicolo congênito (clique aqui)

-O sexto episódio conta com uma atriz e escritora de best seller para conversarem sobre novas formas de se lidar com a maternidade (clique aqui)

-O sétimo episódio inicia a discussão sobre o universo do parto e busca desvendar os mitos e verdades do nascimento (clique aqui)

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade