Publicidade

tudo bebês

Engravidar mais tarde pode causar complicações durante a gestação?

Estudo indica que problemas durante a gravidez estão mais relacionados à saúde do que à idade da mãe

| Da redação -

Estudo indica que problemas durante a gravidez estão mais relacionados à saúde do que à idade da mãe. (Foto: Reprodução/Pexels)
A gravidez em idade avançada não está necessariamente associada a problemas na gestação. As mulheres estão esperando cada vez mais para ter o primeiro filho ou engravidar novamente. Mas, de acordo com um estudo recém-publicado pela American College of Cardiology, essa decisão não precisa estar acompanhada de tanto medo. 

A pesquisa indica que resultados adversos na gravidez estão mais relacionados ao estado de saúde do que à idade da mãe. Exemplos de possíveis complicações que costumam surgir na gestação são distúrbios hipertensivos da gravidez, parto prematuro e baixo peso ao nascer. 

Foi observado que a idade média das grávidas passou de 27,9 anos, em 2011, para 29,1 anos, em 2019. Mas a idade representou apenas uma pequena parte do crescimento destes problemas durante o mesmo período. "O que realmente está levando a isso (complicações na gravidez) são problemas de saúde pré-gravidez, como diabetes e hipertensão. Isso é importante saber porque esses são fatores que poderíamos modificar", disse Zachary Hughes, médico do Northwestern Memorial Hospital em Chicago e principal autor do estudo.  

 

 

LEIA TAMBÉM 

CNJ lança manual com procedimentos para entrega voluntária de crianças para adoção 

Timidez na infância: Pesquisa aponta que comportamento é natural em crianças



SAÚDE PRÉ-GRAVIDEZ

As complicações na gravidez têm consequências significativas para a saúde, incluindo um aumento no risco de doença cardíaca, não só para a pessoa que dá à luz, como também para o bebê. Por isso, os pesquisadores reforçam a importância na prevenção desses resultados adversos.

Hughes espera que essas descobertas causem uma mudança cultural de foco na saúde antes da gravidez. Segundo ele, muitas pessoas não estabelecem uma rotina de ir ao médico até engravidar.

Porém, é importante iniciar este hábito seis meses ou até um ano antes de começar a planejar a gravidez, já que é o momento de melhorar sua saúde ao máximo e minimizar os riscos de resultados adversos na gravidez. "Isso também sugere que os médicos e formuladores de políticas poderiam colocar mais foco na saúde pré-gravidez e no gerenciamento de coisas como hipertensão e diabetes antes que alguém engravide", concluiu.

Considerando todas as faixas etárias, os maiores aumentos em complicações na gravidez apareceram em pessoas que tiveram o parto no final da adolescência até o início dos 30 anos, de acordo com as conclusões da pesquisa. No entanto, mais estudos são necessários para determinar quais problemas de saúde estão causando estes resultados adversos em pessoas mais jovens.

 

 

LEIA MAIS 

Simulador de escravidão: MPF e MPSP vão investigar aplicativo

Publicidade