Publicidade

tudo auto

André Citroën iniciou a produção em série na Europa

Nascido em Paris, França, em 1878, André-Gustave Citroën foi chamado por muito anos o Henry Ford da Europa

| Auto ON -

André Citroën e a sua industria automotiva onde era produzido o Type 10HP
Este mês faz 144 anos que nasceu uma das personalidades mais importantes do mundo automotivo mundial. André-Gustave Citroën nasceu em 1878 na cidade de Paris e foi responsável por diversas inovações na produção de automóveis.  

O pai de André, Levie Citroën, era um comerciante de pedras preciosas; o avó Barend, um ourives, o bisavó Roelof, um holandês vendedor de frutas. Todos não tinham sobrenome, até o valente Napoleão I, em 1811, determinar que todos deveriam ter. Roelof, adotou um ligado à sua profissão: Limoenmann (Homem em dos limões).  

Ao casar e mudar-se para Paris, Barend adotou o sobrenome de Citroen (sem trema). E em 1870, o filho para dar um ar de francês ao seu sobrenome colocou a trema, ficando assim Citroën.   
 
Fábrica da Citroën, a primeira da Europa a produzir em série
Depois de se formar em engenharia, André-Gustave decidiu viajar para a Polônia e visitar diversas fábricas de mecânica. Nessa viagem em 1900, conheceu um novo tipo de engrenagem, com dentes diagonais para multiplicar ou reduzir a força e o movimento das maquinas.  

Encantado com a descoberta André Citroën comprou a patente e a levou para a França. Muito inteligente apostou na siderurgia e equipamentos para navios. As engrenagens de dupla hélice, em forma de V, fizeram o símbolo adotado pela Citroën do duplo Chevron.

Passado oito anos da aquisição da patente e bem sucedido na indústria, Citroën adquiriu uma fábrica de automóveis dos irmãos Mors e colocou em pratica uma produção de veículos de verdade.   
 
Citroën Type 10HP
Em 1919, em Paris, André Citroën apresentou o Type A 10 HP, o primeiro automóvel produzido em grande escala da Europa. O A10 HP era um modelo econômico e de manutenção barata, equipado com um motor de quatro cilindros, 1327 centímetros cúbicos e velocidade máxima de 65 km/h. De 1919 a 1925 foram fabricados, entre sedã e utilitário, 61.487 unidades. 
 
Propaganda do Citroën Type 10 HP


Publicidade