Publicidade

tudo auto

Há 60 anos, um sedã mudaria os rumos da marca alemã BMW

Carro foi lançado no IAA de 1961 e foi a sensação. Motor inicial era 1,5 litro, mas logo variantes mais fortes vieram

| Auto ON -

O BMW 1500 New Class mudou os rumos da marca alemã
No Salão do Automóvel de Frankfurt de 1961, a BMW apresentou um sedã médio esportivo que inauguraria uma nova trajetória na marca alemã. O BMW 1500 New Class era o meio termo entre os modelos de entrada e os de luxo.   

O sucesso do modelo exposto no IAA daquele ano foi tanto que se formaram filas para entrar por alguns minutos no automóvel. Até o elegante BMW 3200 CS Coupé de oito cilindros, que estava no mesmo estande, não conseguiu chamar tanto a atenção como o 1500 New Class. 
 
BMW 1500 foi a sensação do IAA de 1961
BMW 3200 CS Coupé de oito cilindros
Funcional, confiável e esportivo o BMW 1500 oferecia espaço interno amplo, porta-malas com capacidade 600 litros e tudo nele era pensado para ser prático, do painel criado para não causar reflexos no para-brisa aos instrumentos redondos de fácil leitura. 

Design

De proporções elegantes e com três volumes bem definidos, o desenho até hoje tem a capacidade de atração que somente os carros realmente clássicos têm. Ele foi criado pela equipe do estilista chefe da BMW, Wilhelm Hofmeister, com a consultoria do designer Giovanni Michelotti. O resultado foi uma mistura do estilo italiano com a precisão germânica em cada detalhe. As linhas eram limpas e modernas, com grade discreta ao estilo do BMW 507, enquanto a traseira se destacava pelas lanternas verticais integradas ao conjunto.

Curiosidade

Há uma bela curiosidade sobre o desenho. Herbert Quandt, o principal acionista da BMW, foi um dos responsáveis por vários retoques no design. Após ver o protótipo, o executivo reclamou que a grade de duplo rim cercada apenas por metal deixava a dianteira muito simples. A pedido dele, os designers colocaram o clássico duplo rim no centro, mas com uma grade horizontal que engloba também os faróis, enquanto os piscas ficavam nas laterais. Um estilo perdura há décadas no BMW Group. 
 
BMW 1500 tinha um porta-malas de 600 litros
A combinação de grade horizontal com duplo rim e faróis redondos não foi a única herança de estilo que o BMW 1500 deixou para os futuros carros da marca. O sedã estreou um detalhe que está em todos BMW até hoje: a famosa coluna traseira Hofmeister na junção com a carroceria.

Motor  

O desempenho o destacava diante dos rivais nos anos 60. O motor 1,5 litros que dava o nome ao carro e rendia 75 cavalos originalmente, mas a potência foi ampliada a 80 cavalos no modelo de produção após a taxa de compressão ter sido elevada. O torque de 117 Nm estava disponível quase que por inteiro a partir de 1.400 rpm, o que transformava o quatro cilindros em um propulsor tão gostoso em baixas rotações quanto era em altas. A cavalaria levava os 950 quilos do New Class de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e a velocidade máxima chegava a 150 km/h, resultados bons para um modelo familiar naquela época.
O modelo New Class ainda receberia um motor 1,6 litro de 83 cavalos.

A tração era traseira e o câmbio era sincronizado de quatro marchas, com trocas precisas. Independente nas quatro rodas, a suspensão era McPherson na dianteira e braços oscilantes sobre eixo rígido e molas helicoidais na traseira. A afinação era esportiva, com pequena inclinação da carroceria e comportamento dinâmico neutro.

Publicidade