Publicidade

tudo auto

Saiba como aumentar a segurança em transporte por aplicativo

Alguns cuidados adotados podem evitar situações de perigo, especialmente em viagens em que o passageiro está sozinho

| Da redação -

Alguns cuidados adotados podem evitar situações de perigo, especialmente em viagens em que o passageiro está sozinho. (Foto: Reprodução/Freepik)
Apesar do transporte por aplicativo ser uma alternativa prática para o dia a dia, é importante que os passageiros tomem alguns cuidados para evitar situações de perigo. Recentemente, quatro mulheres denunciaram um motorista por aplicativo em Salvador (BA), relatando terem sido vítimas de sequestro e obrigadas a fazer transferências por PIX.

Veja dicas de como aumentar a segurança em transporte por aplicativo:

1. Solicite a viagem em um local seguro


Ao solicitar uma viagem no aplicativo, busque uma localização segura e que foi estipulada ao solicitar o serviço. Procure não ficar muito tempo na rua com o telefone na mão, por isso tente esperar, de preferência, dentro de casa, do escritório ou estabelecimento, até que o app mostre que o seu motorista chegou.


2. Código de verificação


No caso da plataforma da Uber, há um código de verificação (U-Código) que pode ser ativado. Com isso, todas as vezes que o passageiro solicitar uma corrida, aparecerá na tela um código que deverá ser fornecido ao motorista para iniciar a viagem. Para ativar, abre o aplicativo e clique na opção "Confira Sua Viagem", que vai habilitar uma senha de quatro dígitos.


3. Avaliação do motorista

Antes de embarcar em uma viagem de transporte por aplicativo, analisem os comentários e avaliações já feitos sobre o motorista. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Rodovias de SP ganham 649 novos radares; saiba onde equipamento será instalado 

STF anula reconhecimento de vínculo empregatício para entregadores de aplicativo 




4. Compartilhe o trajeto

Ao viajar sozinho, a opção de compartilhamento da viagem em tempo real com pessoas de confiança é essencial para aumentar a segurança do passageiro. Pelo Uber é possível compartilhar as viagens com até cinco telefones cadastrados nos "Contatos de Confiança". Basta clicar na opção segurança que aparece no app (com o ícone que tem o formato de escudo). Além disso, as viagens podem ser compartilhadas com qualquer outro contato clicando em "Compartilhar status da viagem". Os selecionados receberão um SMS ou uma notificação para acompanhar a viagem e ver a previsão de chegada.

Já no 99, após o início da viagem, toque no ícone de segurança, localizado no canto direito da tela. Escolha a opção "Compartilhar corrida" e selecione o contato desejado. O contato cadastrado vai receber um SMS com o aviso e poderá visualizar a sua localização na rota.


5. Confira as informações da viagem

Sempre que fizer uma viagem de transporte por aplicativo, confira a placa, a marca e o modelo do veículo, assim como a foto do motorista, com as informações mostradas no app para ter certeza de que está entrando no carro certo, com a pessoa certa. Nunca entre no carro se a identidade do veículo ou do motorista não corresponder ao que aparece no aplicativo.
 

6. Gravação da viagem

Alguns aplicativos de transporte oferecem a possibilidade de gravação do áudio da viagem, que, se necessário, poderá ser compartilhada com autoridades.

Para usar esse recurso no Uber, durante a corrida, toque no escudo de segurança. Depois selecione a opção para gravar áudio e toque para começar a gravação. No momento em que a viagem terminar, ou ao acessar o histórico de viagens, clique na opção de relatar um incidente de segurança para anexar o arquivo de gravação de áudio.

Já pelo 99, toque no escudo azul da tela inicial do app e depois clique em "Concordar e iniciar". Após aceitar os termos, começa a gravar o áudio, que será interrompido de forma automática quando a viagem for finalizada. Os dados também são enviados e armazenados automaticamente na central de segurança da 99.


7. Ligação de emergência


Se você sentir que está em uma situação de perigo durante uma viagem de transporte por aplicativo, ligue para a polícia pelo 190. Pelo Uber é possível utilizar o atalho que permite ligar diretamente do aplicativo (dados da corrida e localização do veículo são disponibilizados na tela durante a ligação para facilitar a comunicação). Já no 99, no "Botão de emergência", é possível ligar automaticamente para o 190 por meio do app (quando o dispositivo é acionado também aparecem informações na tela da corrida).


8. Bloquear motorista

Caso você tenha tido uma experiência desagradável, o aplicativo de transporte da 99 disponibiliza a função "Bloquear" para evitar encontros com o mesmo motorista em corridas futuras. Ao finalizar a corrida, irá aparecer a opção para fazer a avaliação e o campo para "Bloquear" o motorista.

No Uber não há a função para bloquear diretamente um motorista, mas é possível fazer uma avaliação e recorrer ao suporte para relatar algum tipo de problema.

Publicidade