O governo de São Paulo abriu uma licitação para instalar 649 novos radares nos principais eixos rodoviários do estado. Com tecnologia para ler as placas, o equipamento pode denunciar veículos roubados ou com registro irregular. Hoje, a fiscalização é feita exclusivamente por meio dos radares usados em viaturas da Polícia Militar Rodoviária.
A instalação dos radares será feita em pontos críticos definidos pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em 14 regionais do órgão em São Paulo. A previsão é que os novos equipamentos comecem a operar já no primeiro semestre de 2024. Veja a seguir em quais cidades da Região Metropolitana de São Paulo os radares serão instalados:
- Campinas
- Itapetininga
- Bauru
- Araraquara
- Cubatão
- Taubaté
- Assis
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
- Araçatuba
- Presidente Prudente
- Rio Claro
- Barretos
LEIA TAMBÉM
STF anula reconhecimento de vínculo empregatício para entregadores de aplicativo
IPVA 2024 vai aumentar em São Paulo? Entenda
TECNOLOGIA
Os radares contarão com tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que permite a leitura automática das placas dos veículos. Desta forma, o equipamento não vai fiscalizar apenas a velocidade, mas também poderá fazer a contagem de veículos e transmitir informações em tempo real para o DER, o que deve facilitar eventuais intervenções para organização do trânsito.
LEIA MAIS
Décimo terceiro: primeira parcela deve ser paga até esta quinta-feira
.