Publicidade

tudo auto

Volkswagen encerra produção do carro mais vendido no Brasil

Após 42 anos de produção ininterrupta, o Gol chega a sua última versão e ganha uma versão muito especial: a Last Edition.

| tudo auto -

  

A cor selecionada para o Gol Last Edition foi o vermelho Sunset (Divulgação)
Nascido há 42 anos para substituir o Fusca, o Volkswagen Gol se tornou o maior sucesso de vendas da indústria automotiva brasileira. Produzido na fábrica de Taubaté - SP o Gol chega a sua última versão e ganha uma edição limitada com apenas mil unidades: a Last Edition.  

A versão de despedida deste ícone traz todos os equipamentos disponíveis para o compacto, desde itens de design e estilo, até uma cabine totalmente exclusiva com conforto, tecnologia e robustez.  

"São muitas histórias e edições do Gol, um carro que marcou a Volkswagen e a vida de muitas pessoas. Para se despedir de um modelo como esse não é uma tarefa fácil, todos do time se envolveram para trazer uma edição que ficasse na memória de quem já viveu uma história com o Gol. O Last Edition é o resultado de um trabalho bastante emocional e coletivo do Design da Volkswagen", comenta o chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.  

A cor selecionada para o Last Edition foi o vermelho Sunset. Na dianteira, a grade superior recebeu detalhes preto piano, seguindo a linha de detalhes exclusivos, como as rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de preto brilhante e os adesivos nas portas com alusão à edição.  

Na traseira, a nomenclatura "Gol Last Edition" traz a mesma fonte utilizada no Gol GT, protótipo construído pela Volkswagen para o Salão do Automóvel de 2018, além da faixa que interliga as lanternas traseiras, escurecidas exclusivamente para a última edição.  

O toque especial ficou para a coluna C, local escolhido para receber o emblema que marca os 42 anos de produção do Gol, revivendo as clássicas rodas orbitais, equipadas pela primeira vez no Gol GTI, na década de 1990.  

E, como parceiro de longa data do Gol, a versão está equipada com o motor 1,0 litro, 84 cavalos de potência e 10,3 kgfm de torque máximo, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas.

História

Ao longo de sua trajetória, passando pelas cinco gerações, o Gol recebeu diversas configurações de cabines diferentes. Algumas mais funcionais, como na segunda geração do Gol, lançada em 1994, ou uma opção mais esportiva, como o Gol GTI de 1988.  

No Last Edition, o interior faz uma homenagem às edições mais conhecidas do compacto. Os bancos foram revestidos em tecido exclusivo que remete aos assentos Recaro que estavam presente no Gol GTI, além do destaque em baixo relevo com o nome da edição e as costuras vermelhas.   

Nas portas, foi aplicado, pela primeira vez nesta geração, tecidos na parte central, replicando o material dos bancos. Completando o clima esportivo do interior, o teto foi revestido na cor preta, assim como as colunas A e B.   
 
Leia mais 
Dahruj inaugura primeira concessionária da BYD em Campinas 
Esportividade e conforto são os destaques do VW Jetta GLi 
A naked Honda CB 650R 2023 chega com a opção de nova cor


A frente do motorista, a herança esportiva permanece no painel de instrumentos, com grafismo exclusivo para a Last Edition, além do volante multifuncional revestido em couro, que também recebeu costuras vermelhas. No console central, o sistema de infotainment Composition Touch com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay foi instalado logo abaixo do acabamento em estilo fibra de carbono, onde foi posicionada a placa da edição limitada com a numeração da unidade.  

O Gol Last Edition será vendido com todos os itens de série, sem opcionais, por R 95.990,00.

Publicidade