Publicidade

tudo auto

718 Cayman GT4 RS é a nova estrela da Porsche no Brasil

O chassi ajustável 718 Cayman GT4 RS é totalmente adequado para corridas em circuitos, recebeu ajuste nos amortecedor e molas

| tudo auto -

 

Motor boxer de 6 cilindros é o mesmo do 911 GT3 (Divulgação)
A Porsche está lançando mais um superesportivo no mercado brasileiro: o 718 Cayman GT4 RS. O bólido, com peso de apenas 1,415 quilos está equipado motor boxer de seis cilindros naturalmente aspirado, já conhecido do carro de corrida 911 GT3 Cup e do modelo de produção 911 GT3, entrega 500 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo.  

Em comparação com o 718 Cayman GT4, o RS a potência foi ampliada em 80 cavalos e o troque em 20 Nm. A relação peso-potência de ficou em impressionantes 2,83 kg/cv.  

O resultado dessas mudanças, deixaram o 718 Cayman GT4 RS muito veloz. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, precisamente 0,5 segundo mais rápido que o GT4 e atinge a velocidade máxima de 315 km/h, ou 13 km/h além do GT4.  

Como todos os atuais modelos RS da gama Porsche, o novo 718 Cayman GT4 RS é equipado exclusivamente com uma transmissão de dupla embreagem, com engates muito rápidos para as sete marchas. Graças às aletas de mudança de marchas, posicionadas atrás do volante, o piloto pode sempre manter as mãos na direção do esportivo ou, ainda, no modo tradicional, com alavanca seletora no console central.

Desempenho

Com construção primorosa, que abusa de materiais leves e ajustes de chassi particularmente ágeis, o 718 Cayman GT4 RS ainda possui uma complexa receita para se tornar uma nova referência mundial na categoria de superesportivos com motores centrais.   

Seja em estradas estreitas e sinuosas nas montanhas ou em circuitos fechados, o modelo é o ápice da definição "das pistas para as ruas".

Aerodinâmica

Uma característica marcante do novo modelo top 718 são as entradas de ar atrás dos vidros laterais das portas. Ali, nos demais 718 Cayman, geralmente existem pequenas janelas laterais.  
   
Nova asa traseira fixa em formato de "pescoço de ganso" (Divulgação)
Essas novas entradas de ar melhoram o fluxo do ar de admissão e, ao mesmo tempo, produzem um ruído visceral, rigorosamente ao nível dos ouvidos de motorista e passageiro. Já as entradas de ar características na frente das rodas traseiras foram mantidas e servem para arrefecer o motor.   
 
Leia mais 
Interlagos sediará definição do título da Stock Car 2022 
Jeep conquista liderança do segmento de SUVs em setembro 
Novo AMG C 63 ganha o motor 4 cilindros mais potente do mundo


Já a nova asa traseira fixa em formato de "pescoço de ganso" e suportes de de alumínio faz uma diferença marcante no design exterior. Este princípio de asa particularmente eficiente é derivado do carro de corrida Porsche 911 RSR GT e estreou em um veículo de produção da Porsche pela primeira vez no 911 GT3.   
 
Utilização de materiais leves reforça o desempenho (Divulgação)
Essa asa contribui para que o 718 Cayman GT4 RS possibilite 25% mais downforce que o 718 Cayman GT4. Mas não é o único item: a carroceria é 30 mm mais baixa; o desenho funcional dos arcos das rodas dianteiras; os painéis aerodinamicamente otimizados da parte inferior da carroceria com difusor traseiro; o difusor dianteiro multiajustável; além do novo para-choque dianteiro. (Antônio Fraga)

Preço
Porsche 718 Cayman GT4 RS R$ 1.157.000,00.


Publicidade