Publicidade

tudo auto

Torque de um caminhão e o refinamento de um SUV; conheça a Ford Maverick Lariat FX4

Fabricada no México, a picape Ford Maverick Lariat FX4 é a "irmã reduzida" da linha Ranger

| Especial para o tudo ep -

  

Fabricada no México, a picape Ford Maverick Lariat FX4 é a "irmã reduzida" da linha Ranger (Foto: Leo Doca/Transporta Brasil)


Fabricada no México, a nova Ford Maverick é uma picape com dimensões intermediárias, entre as compactas e as médias, com chassi em monobloco. O veículo tenta harmonizar as características de dois mundos: a força das picapes tradicionais e o conforto dos SUVs. A Maverick que chega ao Brasil traz um pacote bem completo, sem opcionais. Segundo o site da Ford, o preço da picape parte de R$ 240.490.

Por fora, as linhas da Maverick lembram mesmo as tradicionais picapes médias da marca, mas com dimensões reduzidas. Parece uma "irmã menor" da linha Ranger.  

As rodas de liga leve de 17 polegadas são na cor preta. As lanternas são trapezoidais e o nicho da placa é deslocado para direita, para abrir lugar centralizado para a pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote. A picape pode puxar até 499 quilos. A inscrição "Maverick" aparece em baixo relevo, na tampa da caçamba, que oculta um inusitado abridor de garrafas. A caçamba tem pontos de fixação robustos, revestimento de proteção e estepe com dimensões iguais às dos pneus do veículo. A capacidade volumétrica de carga é de 943 litros, e pode transportar até 617 quilos.  

 

LEIA MAIS: 
Picape Nissan Frontier Pro-4X Demonstração de Força é a nova aposta da marca
 

Novo pneu é feito de casca de arroz e pode rodar até 500 mil km


Por dentro, a Maverick tem bancos com revestimento de qualidade. O do motorista tem ajuste com comandos elétricos de oito posições e o volante é revestido em couro, com comandos dos sistemas de som e de direção bem ao alcance das mãos. Todos os vidros têm acionamento elétrico, inclusive a janela traseira que dá acesso à caçamba. Os puxadores das portas têm um design singular. O sistema de ar-condicionado é digital, com duas zonas, e a central multimídia tem tela de 8 polegadas com várias funcionalidades, incluindo a transmissão das imagens da câmera de ré. O painel é analógico, com uma pequena tela de TFT central de 6,5 polegadas colorida.  

O veículo conta com piloto automático selecionável pelo comando no volante, e o som é de alta qualidade, com bons graves e nitidez digital, com comando de voz no volante. Dá para acessar aplicativos e fazer o espelhamento do celular no sistema, via Apple CarPlay ou Android Auto. 

A Maverick é movida por um motor turbo Ecoboost GTDi de 2,0 litros e quatro cilindros que desenvolve até 253 cavalos de potência a 5.500 giros e um torque de caminhão leve: 38,7 kgfm a 3 mil rpm. A tração é integral e a transmissão automática de 8 velocidades vem com seletor de marchas rotativo (E-Shifter) o mesmo conjunto adotado no utilitário esportivo Bronco Sport. É um motor que conta com tecnologia de injeção direta de alta pressão controlada eletronicamente e duplo comando independente de válvulas. O turbocompressor tem característica de baixa inércia, com bom torque mesmo em baixas rotações, também controlado eletronicamente e refrigerado a água. De acordo com a Ford, o modelo acelera de zero a 100 km/h em sete segundos.
 


VEJA TAMBÉM: 
Venda de veículos sobe 12,9% no mês passado, diz Fenabrave


Publicidade