
Se a lavoura não está sofrendo com a radiação solar e tem fruto amadurecendo, sem ser por exposição ao sol, a causa pode ser a Cercospora. Ela é provocada por um fungo que incide nas folhas e nos grãos da planta, que também sofreu estresse elevado, e força a maturação da casca enquanto o fruto continua verde.
Por isso, é fundamental manter a planta saudável e bem folhada. Para isso, não se pode abrir mão de fazer as foliares, as adubações via solo, para que ela fique bem nutrida. Quanto mais folhas, melhor, já que são elas que irão encher os frutos do café, principalmente na copada, que é um local mais exposto, portanto, mais vulnerável. O clima também faz toda a diferença.
Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre as causas das manchas no cafezal:
VEJA TAMBÉM
No Pé do Café: Conheça a importância do calcário para o cafezal
No Pé do Café: Entenda a importância da pré-colheita
ÁCARO DA LEPROSE
Outro fator que causa esse problema nos frutos é a mancha anular, provocada pelo ácaro da leprose. Ele acarreta danos semelhantes ao da insolação e da cercosporiose. Para saber a diferença entre as três causas, basta olhar para a mancha e analisar.
DIFERENÇA ENTRE AS MANCHAS
- Cercosporiose: uma ou duas manchas únicas, com um ponto necrosado no meio e uma auréola amarela;
- Ácaro da leprose: vários pontos necrosados no fruto;
- Escaldadura: os mesmos sintomas provocados pelas demais, só que identificados na parte da planta mais exposta ao sol da tarde.
LEIA MAIS
Ex-mulher de Daniel Alves diz que vai manter contato com o jogador: 'Não vou julgar'
*Sob supervisão de Marcos Andrade