Publicidade

tudo agro

No Pé do Café: Entenda a importância da pré-colheita

Além da colheita e do pós, os cuidados no período que antecede este processo também são necessários para evitar prejuízos futuros

| Da redação -

Entenda a importância da pré-colheita. (Foto: Reprodução/Youtube)
Quando se fala em colheita, a principal preocupação costuma ser com o processo em si e o pós-colheita. No entanto, se também não houver cuidado com os preparativos necessários, todo o lucro da sua lavoura pode ser jogado fora. 

O início da colheita varia muito de região para região, em que a variedade, tipo da colheita e clima influenciam nisso. Tem regiões que vão começar a colher em maio, enquanto outras só em julho. Mesmo assim, é necessário pensar nesse processo o quanto antes, aproveitando o período da pré-colheita. 

Por exemplo, se você já planejou instalar uma nova máquina de beneficiamento ou algum outro equipamento que vai ser usado na colheita, é preciso ter certeza que tudo estará funcionando perfeitamente na hora que precisar. Caso alguma máquina pare durante o processo, o prejuízo pode ser grande. 

Assista ao vídeo para saber mais sobre a importância da pré-colheita: 

 

VEJA TAMBÉM 

No Pé do Café: Conheça a importância do calcário para o cafezal 

No Pé do Café: saiba qual é a melhor região para o plantio de café 

 

ORGANIZAÇÃO DA LAVOURA

A primeira coisa a se atentar na lavoura é o solo e o mato. Para se ter uma colheita eficiente e mais produtiva, a condução do mato é importantíssima, pois ajuda na manutenção do solo. 

A arruação também não deve ser feita com tanta antecedência, já que pode prejudicar o solo, deixando-o desprotegido, exposto à radiação solar. A maneira correta de se conduzir o processo de arruação é manter a cobertura do mato sob controle. Assim, quando o período da colheita se aproximar, já dissecar ele e só depois fazer a arruação. Quanto mais tarde, melhor, desde que não atrase o início da colheita. 

PROTEÇÃO 

Os aceiros em volta da lavoura, que são aquelas faixas sem vegetação que vão proteger a plantação de possíveis incêndios, também são importantes de serem feitos. Além disso, ter um tanque de água reservado, caso precise apagar de repente um incêndio. 

Outra coisa que não dá trégua na época pré-colheita são as pragas e doenças, como bicho mineiro, ácaros, ferrugem tardia e Phoma. Porém, por lei, existe um prazo a ser respeitado entre a pulverização e a colheita.


LEIA MAIS
 

86% das trabalhadoras negras dizem que já sofreram racismo
 

*Sob supervisão de Marcos Andrade

Publicidade