Publicidade

No Pé do Café

Entenda a importância do conhecimento para a produtividade da lavoura

Especialista traz as principais informações para você se especializar mais na cafeicultura

| Da redação -

José Braz Matiello é engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

A tecnologia, a ciência e a inovação estão mais perto do produtor do que se possa imaginar. Na verdade, os pesquisadores afirmam que, para uma lavoura de sucesso, é necessário se ater às novas técnicas do mercado. 

De acordo com o pesquisador José Braz Matiello, as inovações existem para ajudar o cafeicultor. "A tecnologia serve para os grandes e pequenos produtores", afirma o pesquisador. 

Dessa maneira, o produtor não deve ser necessariamente um pesquisador na área, mas pode obter informações atualizadas consultando os especialistas e, também, frequentando feiras e exposições de café. De acordo com o engenheiro Gustavo Rennó, esse é o segredo do sucesso. 

Para José, é graças à ciência que hoje a produtividade pode ser alavancada nas lavouras dos mais variados níveis tecnológicos. Para conferir o relato completo do estudioso, assista ao vídeo abaixo: 

LEIA MAIS
Conheça Antônio Francisquini, o maior cafeicultor do mundo
Lucimar Silva: Conheça a história da produtora homenageada em São Paulo

CIÊNCIA E PRODUTIVIDADE 

José Braz Matiello é engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé. O estudioso é um dos responsáveis pela modernidade da cafeicultura brasileira.
José declara que gosta do que faz e sente satisfação em realizar as pesquisas. "A gente se sente orgulhoso. Isso está sendo útil ao produtor", relata. 

Para ele, hoje, os pequenos produtores podem atingir números satisfatórios de colheita se caso eles buscarem o conhecimento certo e as técnicas atuais. 

Em outra oportunidade, o engenheiro Gustavo Rennó reforçou também que é importante as tradições e os velhos costumes, mas desde que estejam unidos aos novos conhecimentos. Dessa maneira, o produtor conseguirá evitar tempos ruins e se surpreenderá com a safra. 

VEJA TAMBÉM
Ensilagem de milho

*Marcos Andrade

Publicidade