Publicidade

No Pé do Café

Você já sabe a importância da tecnologia na lavoura de café?

Especialista do Inatel explica o perigo de não investir em tecnologia no cafezal

| Da redação -


As tecnologias são técnicas e ferramentas que surgiram para ficar na lavoura de café (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

As tecnologias são técnicas e ferramentas que surgiram para ficar na lavoura de café. Por isso, é importante que o produtor fique ligado nas últimas novidades para que o cafezal atinja o máximo de produtividade. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, o futuro das lavouras será composto pelas técnicas novas e pelos conhecimentos tradicionais das lavouras. 

Para o coordenador de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, Luciano Leonel Mendes, as tecnologias são tão importantes que impactam até mesmo na economia geral da sociedade. 

Veja o vídeo abaixo e confira o relato do especialista: 

LEIA TAMBÉM
Entenda o que ocasiona no atraso da colheita de café
Conheça a importância das raízes do café para a produtividade da sua lavoura

TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO 

Uma das dificuldades atuais que o campo enfrenta é com a internet. Segundo uma estimativa realizada pela Esalq/USP, de 2021, a área rural do Brasil contava com apenas 23% de cobertura de internet. 

Para Mendes, a chegada da internet 5G pode mudar essa realidade. "Essa tecnologia muda um pouco a situação dos campos. É algo que vem para prover mais internet para as pessoas que estão fora dos centros urbanos", explica. 

No entanto, o sucesso do cafezal não depende apenas das tecnologias, é preciso que o produtor esteja disposto e, também, interessado para aplicá-las. 

"Quem não está disposto precisa mudar a visão, porque a tecnologia vai chegar e quem não adotar vai ficar para trás", diz. 

LEIA MAIS
Yakisoba do churrasqueiro: Zé Almiro ensina como fazer esse prato asiático com churrasco

*Com supervisão de Rafael Peixoto

Publicidade