Publicidade

No Pé do Café

Florada fora de época na colheita? Entenda esse fenômeno

Produtores relatam estranha florada fora de época e explicam o que pode ser feito para garantir produtividade

| Da redação -

 

A florada de café pode ser visivelmente bonita, no entanto, ela pode prejudicar a produtividade do cafezal caso ocorra fora de época (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

A colheita é um dos momentos principais para qualquer cafeicultor. É quando o resultado do trabalho duro de meses se mostra. No entanto, alguns fatores, como clima, época do ano e a florada fora de época podem comprometer de alguma maneira a produtividade da lavoura. 

Na fazenda da família Ribeiro, a florada geralmente ocorre entre setembro e outubro, mas, neste ano, o fenômeno aconteceu em agosto. 

"Essa é uma coisa totalmente nova para mim", relata o produtor Rafael Stefani Mendes. 

Além de o fenômeno ter assustado, os produtores revelam que, ao menos, metade da safra foi perdida para as flores.

Assista ao vídeo abaixo para conferir o relato completo da família Ribeiro: 

VEJA TAMBÉM 
Você sabe quem determina o preço do café? 
Entenda como atingir o sucesso na sua lavoura de café

FLORADA 

A florada de café pode ser visivelmente bonita, no entanto, ela pode prejudicar a produtividade do cafezal caso ocorra fora de época. 

Em linhas gerais, quanto mais flores há, menos luz a planta de café consegue captar. Dessa maneira, a planta produz menos fotossíntese e menos energia ela consegue armazenar. Com pouca energia, há menos frutos e isso representa um déficit na colheita. 

A florada está relacionada também com as condições climáticas e ao diferencial hídrico do solo. O processo acontece, geralmente, de duas a três vezes entre outubro e dezembro. 

O fenômeno é benéfico apenas quando ocorre dentro do previsto, pois quanto mais flores, mais frutos a lavoura conseguirá produzir. 

PROTEGENDO A FLORADA 

Para garantir a produtividade e a saúde da lavoura, o cafeicultor deve se preocupar sim com a florada. 

De acordo o consultor da Ihara, Frederico Gianasi, a pulverização na época correta é fundamental para que o cafezal cresça bem. "É preciso se ater ao estado da lavoura. Caso os brotos, os dentes de cachorro, apareçam, o cafeicultor deve sim pensar em uma pré-florada", explica. 

LEIA MAIS 
Produção agrícola em 2021 bate novo recorde e atinge R$ 743,3 bilhões  

*Com supervisão de Marcos Andrade

Publicidade