Publicidade

No Pé do Café

Entenda qual é o espaçamento certo para a sua lavoura

Especialista esclarece todas as dúvidas sobre o espaçamento ideal entre os cafeeiros

| Da redação -

 

O espaçamento correto entre os cafeeiros é fundamental para garantir a produtividade (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

O espaçamento correto entre os cafeeiros é fundamental para garantir a produtividade e, por consequência, a lucratividade. 

O excesso de espaçamento representa pouca colheita de café e a falta de espaçamento pode ocasionar em colheitas desastrosas e alta incidência de doenças. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Rennó, o correto planejamento e disposição das plantas de café ajudam o cafeicultor a atingir os melhores resultados da lavoura.  

VEJA TAMBÉM 
Produtividade agrícola pode ser beneficiada por soluções tecnológicas 
Descubra a forma correta de fazer a colheita de café

Para o especialista, o espaçamento é importante principalmente para as lavouras novas. "Esse espaçamento é expressivo até o oitavo ano de vida da lavoura", ele explica. 

Aprenda a fazer o cálculo: 

ESPAÇAMENTO IDEAL 

Para fazer esse cálculo de forma rápida, basta pegar um hectare (10 mil m2) e dividir pelo espaçamento entre metros na rua de café. Em seguida, pegue o valor e dívida pelo espaçamento entre as plantas na linha. 

Por exemplo, se o espaçamento for de 3,8 m por 80 cm, você deve pegar 10 mil e dividir por 3,8. Com o resultado, você deve dividir por 0,8. O total dessa divisão é a quantidade de plantas de café por hectare. Neste caso, o número é 3.289 plantas de café/ha. 

Gustavo alerta que a diferença de centímetros pode render dezenas de cafeeiros a mais na lavoura. Portanto, para o correto manejo, considere realizar os cálculos e consultar sempre um especialista.  

LEIA MAIS: 
Mais caro que gasolina: por que o leite está tão caro?

Para conferir mais informações de espaçamento e produtividade, basta assistir ao vídeo abaixo: 

 

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade