Publicidade

tudo agro

Veja como evitar que os ácaros destruam o cafezal

Engenheiro agrônomo revela as principais estratégias para lidar com as infestações de ácaros vermelhos na lavoura

| ACidadeON -

 

Os ácaros vermelhos podem representar perigo à produtividade do cafezal (Foto: Reprodução/ YouTube)

 O controle de ácaros é um grande desafio a técnicos e cafeicultores no geral. A proliferação desses pequenos animais pode representar grandes prejuízos de produtividade ao cafezal. Por isso, é necessário se ater aos cuidados necessários para o controle dessas pragas na cafeicultura. 

Para identificar se o seu cafezal está sofrendo com os ataques de ácaros, deve-se observar as plantas de café. Se elas apresentarem uma cor amarronzada e não for devido à poeira é porque há ataques. 

Confira o que é necessário para controlar os ácaros vermelhos: 

ERRADICAÇÃO 

De acordo com o engenheiro agrônomo, Gustavo Renó, a erradicação dos ácaros vermelhos deve ser diferente da dos insetos. Para o especialista, esses aracnídeos têm o tempo de vida reduzido, chegando a viver apenas 24 dias. No entanto, dependendo do clima, eles podem se reproduzir em larga escala durante cinco dias, comprometendo toda a fazenda. 

Por serem organismos diferentes dos outros insetos e apresentarem uma velocidade considerável de reprodução, o cafeicultor deve se ater às altas doses de cobre nas pulverizações. O cobre, assim como inseticidas à base de neonicotinóides, é um dos principais elementos que atraem pragas como essas. 

Ainda de acordo com o engenheiro, plantas de café mais compactadas, como o catuaí, costumam ser mais resistentes aos ácaros vermelhos. Já as folhas mais largas têm tendências de reter mais calor e, portanto, favorecer a proliferação dos animais. 

Para mais informações sobre ácaros, basta acessar o vídeo abaixo: 




*Com supervisão de Luciana Félix

Publicidade