Publicidade

No Pé do Café

Descubra o que fazer para tornar a lavoura mais produtiva

Especialista lista dez segredos para aumentar a produtividade e lucratividade do seu cafezal

| No Pé do Café -

 

Existem técnicas e segredos para alcançar uma boa produtividade da lavoura (Foto: Reprodução/ YouTube)


Os profissionais de tecnologia, o empregado rural e os cientistas do campo são os principais heróis da produtividade das lavouras. No entanto, o engenheiro agrônomo Gustavo Renó lista outros profissionais e técnicas que podem fazer o seu cafezal render excelentes resultados! 

Confira na lista abaixo! 

10. Bom viveirista: 

A produtividade está em uma planta de café bem cuidada. Para atingir este patamar, é necessário muito cuidado e atenção dos viveiristas, que são profissionais aptos a desenvolverem as condições ideias para o desenvolvimento das plantas. 

9. Pontualidade: 

O hábito da pontualidade resulta em um excelente rendimento à colheita. É importante que o cafeicultor saiba o momento certo de fazer o trabalho no campo e jamais atrasar a rotina. 

8. Correto espaçamento: 

As plantas precisam estar corretamente espaçadas na lavoura para que o rendimento possa aumentar sem prejuízos de crescimento. O correto planejamento da lavoura pode trazer excelente desenvolvimento dos cafeeiros. 

7. Irrigação: 

A irrigação é um bem tecnológico que viabiliza a cafeicultora em locais que seriam impossíveis da planta proliferar. 

Dessa maneira, a correta irrigação pode trazer benefícios impressionantes na colheita de café. 

6. Mecanização: 

A mecanização é outro recurso tecnológico que aumenta a produtividade, além de aperfeiçoar o tempo de trabalho na lavoura. 

São as máquinas, aliadas à boa gestão e força de trabalho, que elevam a classificação do Brasil como um dos principais produtores de café do mundo! 

5. Fungicidas, inseticidas e herbicidas: 

Conhecidos como "Cidas", esses recursos são fundamentais para o fortalecimento da saúde da planta. 

4. Fertilizantes: 

Através dos fertilizantes, é possível equilibrar o solo de maneira correta, além de prover os nutrientes necessários para o crescimento da planta. 

3. Profissionais que levam a tecnologia para o campo: 

Os agrônomos, técnicos, vendedores e prestadores de serviços são os principais desenvolvedores de tecnologia que ajudam na produtividade e lucratividade das mais diversas áreas relativas à produção de café! 

2. Empregado rural: 

Os empregados rurais são a principal mão de obra nas lavouras. Eles são os responsáveis por deixarem o cafezal organizado, tratado e bem nutrido. Por isso, são considerados heróis fundamentais para toda produção que almeja o sucesso e bom rendimento. 

Empregados bem pagos e com plenas condições de trabalho são empregados mais propensos ao bom trabalho. Por isso, é necessário um tratamento humanizado e digno a todo trabalhador rural. 

1. Pesquisadores: 

Os pesquisadores são pessoas que buscam, de maneira científica, soluções para doenças e aumento de produtividade. 

São os cientistas do campo que desenvolvem os melhores caminhos para superar crises e reduzir custos. Por isso, eles ocupam o primeiro lugar do pódio dos heróis das lavouras produtivas! 

Para conferir outras informações dos heróis da produtividade, basta assistir ao vídeo abaixo:

 

*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade