Publicidade

No Pé do Café

Engenheiro agrônomo alerta para cuidados com o fluxo de caixa

Conheça as maneiras de manter a lucratividade e competitividade da lavoura de café

| No Pé do Café -

 

Especialista explica meios para evitar crises na produção de café (Foto: Reprodução/ YouTube)

 

A gestão financeira do cafezal é fundamental para o cafeicultor conseguir prever momentos ruins na produção. Na cafeicultura, são diversas as causas que podem ocasionar crises na lavoura. O preço externo do mercado e imprevistos no clima são exemplos de crises que podem ser catastróficos para as finanças do cafeicultor. 

Por isso, é importante adotar um perfil empreendedor e conhecer bem a lavoura e o mercado de café. 

PERFIL EMPREENDEDOR 

O perfil empreendedor significa adotar uma visão mais estratégica e inteligente da gestão do cafezal. Assim, é importante ter em mente que a renovação contínua do negócio e a adequação tecnológica da lavoura são movimentos estratégicos para manter a competitividade e lucratividade do café. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Gustavo Renó, o cafezal, independente do tamanho, deve ser compreendido como uma empresa. Por isso, o perfil empreender e o constante controle das finanças são inerentes ao sucesso. 

FLUXO DE CAIXA 

O fluxo de caixa é a forma como o cafeicultor organiza e administra os lucros e perdas da fazenda. Assim, o fazendeiro precisa ter em mente de sempre anotar as atividades relativas aos lucros e despesas semanais, mensais e anuais do cafezal. 

Além disso, o cafeicultor deve-se manter informado das condições do mercado e das previsões do clima. Dessa forma, o acesso à informação, aliado ao controle do fluxo de caixa, ajuda o empreendedor a superar momentos de crises. 

QUALIDADES 

De acordo com Gustavo Renó, as qualidades fundamentais para o sucesso são a dedicação, disciplina e a organização. Para ele, essas características são inerentes a todo empreendedor sério. 

Ele explica que essas qualidades podem ser alcançadas com muita prática e podem ajudar o cafeicultor em momentos de tomadas de decisão. Com isso em mente, o fluxo de caixa poderá ser administrado de forma mais simples e natural. 

Para mais informações de controle financeiro, assista ao vídeo abaixo: 


*Com supervisão de Luciana Félix.

Publicidade