Publicidade

No Pé do Café

Dia Nacional do Café: A 2ª bebida mais consumida no Brasil está com valor mais alto

Companheiro de muitos brasileiros, o café tem data nacional para ser comemorado: 24 de maio

| No Pé do Café -

 

Aumento do valor do café nos supermercados (Foto: Reprodução EPTV)

 Mesmo com o valor mais alto nas padarias e supermercados, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Servido quente ou gelado, de manhã ou à tarde, as pessoas não ficam sem tomar sua dose diária, que para muitos, ajudam a lidar com a rotina cansativa do dia, já que a cafeína é um estimulante suave do cérebro, no qual ajuda a tirar o sono de algumas pessoas. 

Em um ano, o reajuste no valor foi de 70% e os amantes de café sentiram o aumento do valor, o que antes compravam de três sacos, o consumo reduziu para a marca mais em conta e em menos quantidade. 

Mas isso não foi o motivo para abandoná-lo, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café o consumo aumentou no ano passado. 

De acordo com um especialista no ramo do Agronegócio, existem alguns motivos especiais para o valor mais alto, como o reflexo no campo e o custo de produção que aumentou muito nos últimos dois anos. O frio intenso em 2021 também foi um fator prejudicial para o cultivo do café. 

Seja em casa ou no trabalho, o cheirinho de café toda manhã é o aroma do ambiente, estando presente em 80,16% das casas brasileiras, auxiliando na motivação para lidar com o dia. E está enganado quem pensa que só uma xícara durante a manhã está valendo, muitos tomam a bebida mais do que uma vez.  

 

Amantes de café não ficam sem tomar uma xícara no dia (Foto: Reprodução EPTV)

Para as pessoas que consomem o café todos os dias, 49% bebem até 3 vezes ou mais no dia. 38% tomam de manhã e a tarde e apenas 13% tomam a bebida apenas de manhã. 

Um companheiro diário, o café é comemorado no dia 24 de maio e está presente na vida de muitos brasileiros desde a hora da manhã até o fim da tarde. 

 

*Com supervisão de Luciana Félix

Publicidade