Publicidade

tudo agro

Ministro da agricultura comemora resultados de visita à China

Carlos Fávaro comemorou, entre outros pontos, a volta das importações de carne brasileira pela China

| Estadão conteúdo -

 

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Após encerrar a missão oficial à China, nesta quarta-feira (29), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro comemorou os resultados da visita, em especial a retomada das importações de carne bovina brasileira pelo país anfitrião. A avaliação foi feita no "Seminário Econômico Brasil-China", com autoridades e empresários dos dois países. 

O envio da carne estava suspenso desde fevereiro, depois que um caso do mal da vaca louca foi registrado no Pará. Após 29 dias de negociação, o Brasil se comprometeu a seguir todos os protocolos do país asiático e as importações foram retomadas.  

 

 

LEIA MAIS 

Governo pretende estimular produção de alimentos saudáveis

Apareceram manchas no fruto do café? Saiba como identificar as principais causas

 


"Essa rapidez, não precarizando em hipótese alguma a qualidade e a segurança necessária para a relação comercial, mostra a relação afetuosa e profícua entre os dois países", disse o ministro, em nota de sua assessoria. 

Durante a visita na China, a delegação do Ministério recebeu uma carta da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) "reconhecendo a qualidade, a segurança e a credibilidade do sistema de defesa brasileiro", disse a pasta. Fávaro disse que a carta será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Ele citou ainda a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas brasileiras para exportar para a China, o que não ocorria desde 2019, além da retomada de duas plantas frigoríficas que estavam suspensas. Conforme o ministro, também houve avanços na negociação de produtos como algodão, milho, uva fresca, noz pecã, sorgo e gergelim. 

LEIA TAMBÉM 

Companhia dona das marcas Itaipava, Crystal e Petra, entra em recuperação judicial

Publicidade