Publicidade

tudo agro

Produtividade agrícola pode ser beneficiada por soluções tecnológicas

De acordo com um estudo do Ipea (Instituto Pesquisa Econômica Aplicada) a produção agrícola nacional apresentou, de 1975 a 2020, um aumento de cerca de 400% no indicador para agricultura

| Da redação -

  

Produtividade agrícola pode ser beneficiada por soluções tecnológicas (Foto: Unsplash)


O mercado agrícola nacional passa por constantes mudanças e, diante desse cenário, pequenos e médios produtores tendem a buscar inovação e criatividade para aumentar sua produtividade. Para alcançar um bom resultado é indicado que o produtor tenha conhecimento das particularidades da sua área.

De acordo com um estudo do Ipea (Instituto Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado em junho deste ano e que analisa a produtividade total dos fatores (PTF) na agricultura brasileira, a produção agrícola nacional apresentou, de 1975 a 2020, um aumento de cerca de 400% no indicador para agricultura no país.    

 

VEJA TAMBÉM 
Descubra a forma correta de fazer a colheita de café 
Entenda como a guerra na Ucrânia afeta a produção de café no Brasil


A pesquisa ainda afirma que, nesse contexto, a expansão do capital na forma de máquinas, fertilizantes e defensivos tem superado o crescimento dos demais fatores, como terra e mão de obra.

Os pontos determinantes para aumento da produtividade se relacionam com a boa gestão dos fatores "controláveis" dos processos. Para Thiago Guerra, CEO do INBC Group, empresa especializada em fertilizantes e soluções tecnológicas para o meio agrícola, nem sempre o incremento da produtividade está relacionado ao aumento de investimentos.   

"Muitas vezes há economia de recursos, se aplicados da forma correta, sejam relacionados ao solo, considerando os atributos químicos, físicos e biológicos ou à planta, com destaque para escolha do cultivo adequado ao ambiente produtivo. A proteção da lavoura, por meio produtos específicos, além do semeio na época recomendada, pode garantir a boa colheita", afirma Thiago.  

LEIA MAIS 
O que significa a internet 5G para o Brasil?



Publicidade