O mercado agrícola nacional passa por constantes mudanças e, diante desse cenário, pequenos e médios produtores tendem a buscar inovação e criatividade para aumentar sua produtividade. Para alcançar um bom resultado é indicado que o produtor tenha conhecimento das particularidades da sua área.
De acordo com um estudo do Ipea (Instituto Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado em junho deste ano e que analisa a produtividade total dos fatores (PTF) na agricultura brasileira, a produção agrícola nacional apresentou, de 1975 a 2020, um aumento de cerca de 400% no indicador para agricultura no país.
VEJA TAMBÉM
Descubra a forma correta de fazer a colheita de café
Entenda como a guerra na Ucrânia afeta a produção de café no Brasil
A pesquisa ainda afirma que, nesse contexto, a expansão do capital na forma de máquinas, fertilizantes e defensivos tem superado o crescimento dos demais fatores, como terra e mão de obra.
Os pontos determinantes para aumento da produtividade se relacionam com a boa gestão dos fatores "controláveis" dos processos. Para Thiago Guerra, CEO do INBC Group, empresa especializada em fertilizantes e soluções tecnológicas para o meio agrícola, nem sempre o incremento da produtividade está relacionado ao aumento de investimentos.
"Muitas vezes há economia de recursos, se aplicados da forma correta, sejam relacionados ao solo, considerando os atributos químicos, físicos e biológicos ou à planta, com destaque para escolha do cultivo adequado ao ambiente produtivo. A proteção da lavoura, por meio produtos específicos, além do semeio na época recomendada, pode garantir a boa colheita", afirma Thiago.