Publicidade

Rota do Arraiá

Hoje é dia de São Pedro, último santo das festas juninas

Data marca também o aniversário do padrinho do Rota do Arraiá, Pedro Leonardo

| Especial para tudoep -

São Pedro. (Foto: CNBB/Divulgação)


Hoje, 29 de junho, é Dia de São Pedro, o último santo das festas juninas. Já vai dando aquela sensação da quadrilha se despedindo, acenando o tchau. Mas, calma! Vamos seguir com as festas julinas, que continuam com música boa e muita comida de dar água na boca.    

E hoje também é dia de dar parabéns ao padrinho da Rota do Arraiá, Pedro Leonardo, que nasceu no dia de São Pedro e, por isso, recebeu seu nome. Ele já contou por aqui que adora um arraiá e lembra com carinho das festas da fazenda onde morou. Durante estes dias, Pedro Leonardo fez questão de passar por algumas festas que fizeram parte da Rota do Arraiá. Principalmente aproveitando o milho verde, que ele confessou adorar. 
 
Voltando a falar de São Pedro, ele é o protetor das viúvas e dos pescadores. E é muito comum no dia dedicado a ele ocorrerem procissões marítimas em diversas cidades do Brasil. É nesse dia também que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas. Como características marcantes do festejo de São Pedro estão a fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo. 
 
 
LEIA TAMBÉM 
Quer festa? Confira as festanças juninas da Rota do Arraiá na nossa região  
Por que Santo Antônio é o santo casamenteiro?
Hoje é dia de São João; conheça a história do santo junino

Dia de São Pedro: conheça 5 simpatias para celebrar a data

As crendices populares apontam São Pedro como o guardião do Céu, aquele que tem a chave para entrar no paraíso. O Santo seria também o responsável pelas chuvas que caem aqui na Terra.  

Mas, São Pedro não se chamava Pedro de nascença. Ele era Simão, nascido na Galileia e vivia da pesca, até ser convocado por João Evangelista o famoso São João para fazer parte dos apóstolos de Jesus Cristo. Simão acabou tornando-se um dos seguidores mais próximos de Jesus. Devido a este fato, Cristo deu o nome de Pedro (que significa pedra, rocha) à Simão.
Pedro teria vivido por muitos anos após a morte de Jesus, e dedicado a sua vida à pregação das palavras de seu mestre pelo Império Romano. Por este motivo, o santo é considerado o fundador da Igreja Católica Romana.  

São Pedro já virou até música na voz de Jor Ben Jor:   

"É dia de São Pedro / Salve, salve São Pedro / Pescador da Galileia / Salve, salve São Pedro / Amigo de Thiago e João / Salve, salve São Pedro / O porteiro do céu." 
 
LEIA MAIS 
Maçã do amor: confira essa receita fácil e rápida para sua festa junina



Publicidade