Publicidade

Rota do Arraiá

Você conhece a história dos santos juninos? confira aqui!

Os santos católicos Antônio, João e Pedro são lembrados durante o mês de junho nas tradicionais festas e quermesses; confira suas histórias

| ACidade ON -

  

Conheça os santos católicos. (Foto: Pixabay)

A origem das comemorações juninas remete às antigas festas populares europeias, principalmente em Portugal, e quando os portugueses desembarcaram aqui durante o processo de colonização eles trouxeram as celebrações de alguns santos católicos.  
Confira abaixo as datas de cada santo:

- Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio,
- Dia 24 é a vez de São João,
- Dia 29 encerra as festividades com São Pedro

Que tal conhecer um pouco mais da história desses santos que deixam o mês de junho ainda mais especial?

13 de junho Dia de Santo Antônio conhecido como santo casamenteiro 
 
Santo Antônio. (Foto: CNBB/Divulgação)
 
Santo Antônio nasceu em Lisboa, em data incerta, entre os anos de 1190 e 1195. Seu nome de batismo não era Antônio, mas Fernando. Ele pertencia a uma família portuguesa bem rica, chamada Bulhão ou Bulhões, no entanto, abdicou da riqueza por volta de 1210, ingressando na ordem dos franciscanos.

Ele seguiu para o atual Marrocos onde desenvolveu o trabalho missionário, mas sua saúde não se adaptou ao clima africano. Adoeceu e regressou à Europa, fixando-se na Itália. Por lá é conhecido como Santo Antônio de Pádua.

Santo Antônio ficou conhecido como o santo casamenteiro, por conta do amparo que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

Além da fama de casamenteiro, bem popular no Brasil, ele também é considerado o padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, dos agricultores, dos viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é invocado para achar coisas perdidas, para conceber filhos e para evitar naufrágios. Que currículo!

24 de junho São João originou as tradições juninas 

São João Batista. (Foto: CNBB/Divulgação)
 
São João Batista é o santo festeiro que teria dado a origem às festas juninas. Isso porque o dia 24 de junho era celebrado em comemoração ao solstício de Verão (dia mais longo) no hemisfério norte, celebrando também a renovação da natureza. A data foi assimilada pelo cristianismo e passou a representar o Dia de São João, que é uma das festas mais antigas do Cristianismo (há registros de celebrações que datam de 506 d.C.).

De acordo com o catolicismo, o santo era parente de Jesus Cristo e teria não apenas previsto a chegada do Messias, mas também identificado Jesus como o enviado de Deus. São João quem batizou Jesus no Rio Jordão. Vale destacar que sua vida está registrada no Novo Testamento.

29 de junho - São Pedro apóstolo de Cristo 

São Pedro. (Foto: CNBB/Divulgação)

São Pedro foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Originalmente Simão, Jesus o rebatizou para Kephas (pedra em Aramaico), por sua firmeza. Na biografia, ele liderou os discípulos de Jesus após sua morte e fundou a Igreja Católica, sendo considerado o primeiro Papa.  

Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra. Além disso, São Pedro protege pescadores e viúvas. Também dá nome ao mais importante edifício religioso do catolicismo, a Basílica de São Pedro.

Publicidade