Publicidade

Rota do Arraiá

Você sabe como surgiram as festas juninas? Entenda na matéria!

Comida, bebida, música, bandeirinhas coloridas compõem o cenário dos festejos dessa época ano

| ACidade ON -

Entenda como iniciou as tradicionais festas caipiras. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)


As festas juninas são uma das celebrações mais esperadas do país, só perdem mesmo para o Carnaval. Quase todo mundo tem um bom motivo para gostar dos festejos, seja pela comida, música, dança, brincadeiras, o quentão e o vinho quente, que aquecem as noites mais frias, e os bons encontros que ocorrem nessa época do ano.

Para os católicos, também são celebrados três santos durante as festas:

- São João,
- Santo Antônio e
- São Pedro

Mas como surgiu essa comemoração tão amada pelos brasileiros? 

Muitos historiadores apontam que as festas juninas estão relacionadas às festividades pagãs realizadas na Europa, na passagem da Primavera para o Verão, chamada Solstício de Verão (a data que marca o dia mais longo do ano), isso no hemisfério norte.

Aqui, no Brasil, as festas juninas ocorrem nas estações mais frias do ano, ou seja, na passagem do Outono para o Inverno. E tudo indica que este ano teremos dias bem gelados pela frente, oportunidade boa para se aquecer com as típicas comidas de bebidas juninas. 

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam rituais importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos e danças, quando os portugueses chegaram ao país, esses costumes se fundiram com a tradição de celebração dos santos católicos. E hoje, no nosso país, as festas juninas valorizam também a vida caipira e a cultura agrária.  

DIVERSIDADE CULTURAL
 
No Brasil, a festa junina foi recebendo diversas influências culturais, e atualmente reflete a mistura das culturas africana, indígena e portuguesa. Cada região do país realiza o festejo de acordo com os costumes locais e misturando elementos religiosos, populares e folclóricos, mas, muitos elementos gerais, como as comidas, as bebidas e símbolos juninos, são comuns em todas as festas.

A MAIOR DO PAÍS  

A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. O período é tão importante que, em alguns estados brasileiros, como Alagoas e Pernambuco, o dia de São João é considerado feriado, e, também em Alagoas, e no Rio Grande do Norte, o dia de São Pedro.

Como bem diz a canção Sonho de Papel, escrita por Alberto Ribeiro nos anos 30 e cantada por diversos intérpretes brasileiros.: "São João, São João, acende a fogueira do meu coração". Agora é só escolher como será o seu mês junino!

Publicidade