Publicidade

Educa mais cast

Ao encontro da Agenda 2030, São Carlos age por meio da educação ambiental

Projeto conjunto de secretarias e semanas ambientais ganham destaque entre as ações promovidas pelo município e pautam as discussões do mais recente videocast

| Especial para o tudo ep -

Nos últimos sete anos, quase 200 países passaram a pensar suas principais pautas desenvolvimentistas a partir da perspectiva dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Considerada um marco global, ela busca redirecionar a humanidade para um caminho sustentável, a fim de garantir vida pacífica, próspera e equitativa, agora e no futuro. Nesse sentido, os esforços globais necessários precisam vir desde órgãos governamentais até de ações individuais, executadas por todos e cada um de nós. 

É com esse entendimento e, principalmente, com esse compromisso, que São Carlos estabeleceu várias ações em prol da educação ambiental, de forma a conscientizar seus agentes sobre a importância do movimento sustentável. O tema, por sua vez, foi o ponto de partida de uma discussão com dois profissionais municipais que compõem a linha de frente das ações nessa área.

Crédito: EducaMaisCast
 

A bióloga Isabela Pelatti integra, desde 2017, a área de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME). Acumulando longa experiência profissional e muitos conhecimentos técnicos, este ano, esteve envolvida principalmente nas atividades do "ACorDar", um projeto-piloto de formação profissional, em diferentes níveis, para educadores e pessoas da comunidade, voltado ao desenvolvimento de metodologias relacionadas ao meio ambiente e aos ODS. Formada pela UFSCar e especialista em planejamento e gerenciamento ambiental, Isabela também faz parte da equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE) de São Carlos desde 1995. 

Pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, o biólogo Matheus Reis se divide entre diferentes projetos, dando suporte especialmente àqueles conectados às semanas ambientais que acontecem ao longo do ano. Hoje diretor do departamento de Gestão Ambiental, ele fez mestrado e doutorado pelo programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais.

Assista aqui o videocast!

Dessa forma, ao trazer para a discussão suas percepções e opiniões, ambos participaram de videocast sobre o tema, levantando, juntos, novas perspectivas e buscando conscientizar a população, de forma a envolvê-la no debate ambiental por meio das maneiras possíveis de participação. O bate-papo gravado já está disponível na página especial do EducaMaisCast.

Publicidade

Não foram encontrados resultados.

Publicidade

Viu Essa?

Eterno Trapalhão: Renato Aragão recebe alta e passa bem
Nick Carter, de Backstreet Boys, é acusado de cometer abuso sexual

Publicidade