Publicidade

Educa mais cast

Clube de leitura para crianças aborda obras infantis contemporâneas

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI-SC) e o Sesc da cidade

| ACidade ON -

Para criar novos leitores, é fundamental dar às crianças amplo acesso aos livros, tanto na escola, como em casa, permitindo que elas escolham o que mais lhes agrada e experimentem diferentes tipos de histórias. Contudo, isso não é suficiente para desenvolver o comportamento como leitor. São as atividades que colocam a literatura em foco, como os clubes e as contações, que geram mais vantagens nesse sentido: elas ativam a imaginação, colaboram para a compreensão do mundo e da cultura, e estimulam o desenvolvimento da linguagem.  

Crédito: Paulo Arruda
 

Pensando nesses benefícios, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI-SC), em parceria com o Sesc São Carlos, inauguram no dia 8 de junho um clube de leitura voltado para estudantes do Ensino Fundamental I da rede pública municipal e crianças da comunidade em geral. Os encontros acontecerão uma vez por mês, na Sala de Atividades Corporais do Sesc São Carlos, até 23 de novembro. 

A cada encontro, as crianças poderão se aventurar em uma nova obra contemporânea, selecionada pelas bibliotecárias Karina Froner, Kelly Marcomini, Sonia Pinheiro e pela fonoaudióloga Adriana da Costa, mediadoras do clube. O objetivo é trocar ideias com o grupo, compartilhar impressões e sensações, ampliar e diversificar o repertório de leitura. 

Os pais, mães ou responsáveis também estão convidados a participar. A bibliotecária e contadora de histórias Sonia Pinheiro destaca que esses momentos serão oportunidades de conexão com os pequenos. "A leitura de livros com e para as crianças permite estreitar o vínculo, estimula a criatividade e a brincadeira. Não existe um manual, mas talvez o segredo seja fazer desse encontro um tempo de entrega e afetividade, escuta ativa e presença, um momento prazeroso", define. 

Como as vagas do clube são limitadas, é preciso fazer inscrição presencialmente no Sesc São Carlos.

Um tempo diferente da tecnologia 

Adriana, que integra a equipe multidisciplinar da SME e oferece orientações fonopedagógicas às unidades escolares, aponta o quão importante é a leitura na infância, marcado como um período de intensa descoberta. "Enquanto as tecnologias desencadeiam uma urgência de resposta, a literatura trabalha em outro tempo, demanda entendimento e interpretação. É um estímulo cognitivo que promove desenvolvimentos neurológicos, sociais e de linguagem, independentemente da idade da criança", garante.
 

Crédito: Freepik
 

Todos os livros selecionados para o clube serão disponibilizados para empréstimo aos participantes inscritos uma oportunidade para que crianças e pais leiam as obras em casa, sem pressa, e cultivem esse hábito juntos.  

Clube de leitura e literatura para crianças 

De 08 de junho a 23 de novembro, às quartas-feiras 

Horário: das 14h30 às 16h 

Datas: 

- 8 de junho 

- 6 de julho 

- 24 de agosto 

- 21 de setembro 

- 19 de outubro 

- 23 de novembro 

É necessário que seja feita inscrição no Sesc. 

Local: Sala de Atividades Corporais do Sesc São Carlos (Av. Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim São Carlos).

Publicidade