Publicidade

No Pé do Café

No Pé do Café: saiba as principais dificuldades da comercialização do café especial

Café especial é cuidadosamente selecionado, desde as escolhas de grãos, em sua produção, até sua venda seletiva

| Da redação -

No Pé do Café. (Foto: Reprodução/Youtube No Pé do Café)
O café especial é uma variação do café tradicional focado muito mais em sua delicada produção, onde os produtores selecionam grão a grão. Justamente por esse cuidado, além da produção escassa, a venda também é algo difícil, já que o preço é superior ao café normal. 

O engenheiro agrônomo Sebastião Brinate, apresentador do programa "No Pé do Café" (EPTV), foi a Belo Horizonte, na semana especial dos cafés, para perguntar para os produtores de café especial qual a maior dificuldade que eles encontram na produção e na venda, uma vez que o mercado é concorrido e difícil. Confira no vídeo abaixo: 


PRODUÇÃO DO CAFÉ ESPECIAL 

O café especial, como próprio nome já diz, é um café extremamente selecionado e produzido para ter o gosto mais agradável possível. Portanto, para sua produção, os cafeicultores selecionam os melhores grãos possíveis de uma determinada colheita. Depois, separam por densidade, onde o fruto é jogado em um lavador e é separado por peso, de modo que, os melhores cafés fiquem no fundo, e os menos maduros ou os que já passaram do ponto, boiam. 

Depois, os grãos restantes passam por um processo de secagem através da luz do sol, onde são secos e preparados para passarem para a fase final do preparo.
Agora, para a fase final de preparação para o café especial, os grãos restantes são levados para um laboratório, onde são analisados cuidadosamente com o objetivo de selecionar somente os melhores grãos possíveis. 

Por fim, só depois de tudo isso, o café é levado para ser torrado e vendido.  

 

 

VEJA TAMBÉM 

No Pé do Café: saiba como evitar a broca-do-café

No Pé do Café: saiba tudo sobre a adubação na sua plantação

 


VENDA DO CAFÉ ESPECIAL 

Depois de todo esse processo de produção, o café acaba sendo comercializado para vendedores focados na distribuição desses produtos, porém, pela alta quantidade desses cafés especiais, o mercado está cada vez mais difícil. 

Outro método é tentar vender o café pela internet ou loja física própria, porém, assim como comercializar para outros vendedores, a entrega pode ser um entrave na comercialização do produto. 

VEJA MAIS 

O Diabo Veste Prada é uma história real? Saiba quem inspirou

Publicidade