Publicidade

ep agro

SP vacinou mais de 32% do rebanho contra febre aftosa

Campanha, que vai até 30 de novembro, tem a meta de imunizar animais de até 24 meses de idade

| Especial para o tudo ep -

Campanha, que vai até 30 de novembro, tem a meta de imunizar animais de até 24 meses de idade. (Foto: Agrodefesa/Divulgação)
Em um esforço para garantir a saúde do rebanho bovino e bubalino no Estado de São Paulo, a última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa está em pleno andamento, com a meta de imunizar animais até 24 meses de idade. A CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgou que, até o momento, 1.605.792 animais foram vacinados, representando 32,696% do rebanho envolvido na campanha, que vai até o próximo dia 30. 

O relatório emitido em 16 de novembro no Gedave (Sistema Informatizado de Defesa Animal e Vegetal) revela que 21.834 propriedades, equivalentes a 21,417% das propriedades mapeadas no estado, já atualizaram o rebanho no sistema. 

O médico-veterinário e gerente do PEEFA (Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa), Breno Welter, informou que os números estão próximos aos da campanha de maio deste ano. Ele ressaltou que muitos produtores optam por realizar e declarar a vacinação na segunda quinzena da campanha e expressou confiança de que os índices ultrapassarão os 99% até o encerramento desta etapa, que antecede a retirada da vacinação em 2024.  

 

 

LEIA TAMBÉM  

Entenda por que a venda de café adoçado é proibida em São Paulo 

Esalq/USP realiza cerimônia de lançamento do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical 



Dentre as 40 Regionais da Defesa Agropecuária, a Regional de Jaboticabal lidera, com 52,947% do rebanho já vacinado. Em termos de propriedades, a Regional de General Salgado apresenta a maior porcentagem de declarações, alcançando 29,289%. 

Os produtores têm até 07 de dezembro para realizar a declaração da vacinação, preferencialmente pelo Gedave. Caso não seja possível, a declaração pode ser preenchida online e entregue pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima. 

Para realizar a vacinação, os produtores devem adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária. O estoque disponível para a campanha é registrado no Gedave, facilitando a declaração. A vacina deve ser mantida refrigerada entre 2 e 8 graus Celsius e aplicada no terço médio do pescoço por via subcutânea. O produtor que deixar de vacinar e comunicar a vacinação está sujeito a multas que variam de 3 a 5 UFESPs, sendo de 05 UFESPs (171,30 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 03 UFESPs (102,78 reais) por cabeça que deixar de comunicar. 

O Gedave também oferece consulta sobre a compra do imunizante, estoque e estabelecimentos credenciados. Acesse o sistema aqui para mais informações sobre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em São Paulo.
 

 

LEIA MAIS 

Fim de semana terá temporais e ventos fortes em regiões do país

Publicidade