Antigamente, o sistema no meio rural funcionava de outra forma, em que o campo vendia suas matérias-primas para as indústrias instaladas nas cidades transformá-las em produtos. A partir da agroindústria, os produtos rurais podem começar a ser beneficiados já nas fazendas pelos próprios agricultores e pecuaristas, que deixam de ser apenas fornecedores.
Esse modelo tem um papel importante no agronegócio, que é considerado um dos motores da economia brasileira. A agroindústria tem papel fundamental na geração de riquezas do país, em que tem participação de aproximadamente 5,9% no PIB (Produto Interno Bruto) do país, de acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
LEIA TAMBÉM
Confira quais são as principais pragas do arroz
Ela também impacta os consumidores finais, trazendo os seguintes benefícios:
- prazo de validade prolongado dos alimentos;
- praticidade de consumo;
- alimentos mais nutritivos;
- produtos mais acessíveis, já que há menos etapas para que ele chegue até o consumidor.
DESAFIOS DA AGROINDÚSTRIA NO BRASIL
O principal desafio que a agroindústria enfrenta nos últimos anos é o de inserir os agricultores familiares no modelo agroindustrial. Porém, iniciativas como instituições de fomento, cooperativas agroindustriais e políticas públicas educacionais, têm possibilitado essa transição. Dessa forma, os pequenos produtores também serão capazes de ter poder no mercado, podendo ficar com uma porcentagem maior dos lucros de sua produção.
LEIA MAIS
Receita paga último lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta