Publicidade

ep agro

Conheça as principais produções agrícolas da região

Clima, solo e mão de obra contribuem para o protagonismo agrícola da região

| Especial para o tudo ep -

Clima, solo e mão de obra contribuem para o protagonismo agrícola da região. (Foto: Reprodução/Freepik)
A nossa região é conhecida pela produção de inúmeras culturas agrícolas, graças ao clima, solo e mão de obra. Fato é que muitas cidades têm as suas histórias voltadas para o campo, já que o universo agro também é responsável por proporcionar esse tipo de conexão. Confira a seguir as principais produções das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Sul de Minas e São Carlos.

CANA-DE-AÇÚCAR 

Embora a cana-de-açúcar tenha prosperado na região Nordeste durante parte da história do Brasil, ao longo dos anos, o estado de São Paulo passou a ter destaque no que diz respeito ao cultivo de cana por conta do solo, pluviosidade e declividade. Dentro deste contexto, a região de Ribeirão Preto merece destaque.

A cana foi responsável por implantar as bases para o fortalecimento da agricultura e desenvolvimento da região, uma vez que as primeiras estradas mesmo que precárias foram construídas e a população começou a se fixar no interior paulista. Por causa da cana, destacamos a produção de açúcar e aguardente, também conhecida como cachaça ou "pinga".

Ainda hoje, por conta do consumo, da produção de energia elétrica e da oferta de mão de obra, a região de Ribeirão é grande produtora de cana. Além da produção de açúcar para o mercado interno e externo, são fabricados etanol e álcool neutro, que é utilizado nas indústrias de perfumaria, bebidas e farmacêuticas. Ribeirão Preto é considerado o principal polo sucroalcooleiro do mundo. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Novo programa da EPTV vai trazer abordagem diferente sobre o agronegócio 

Veja dicas do que plantar na primavera em cada região do país 

 



CAFÉ 


O sul de Minas Gerais é destaque na produção de café e, atualmente, é uma das principais regiões em que há mais pé de café por metro quadrado. O clima, solo e terreno - por conta da Serra da Mantiqueira - contribuem para a prosperidade do produto na região.

A produção cafeeira acelerou o crescimento econômico e a necessidade de escoamento da produção, fatores que resultaram na construção de ferrovias e estradas que aumentaram a eficiência no transporte de pessoas e produtos. Além disso, a cultura do café impulsionou a industrialização e o comércio entre as regiões brasileiras. 

 

MORANGO

Além do café, a região do Sul de Minas Gerais é uma das principais produtoras de morango do Brasil, uma vez que é uma região onde predomina o clima frio, o que favorece o plantio da fruta. O cultivo de morango estimulou o desenvolvimento da região, visto que para cultivá-los é preciso uma extensa mão de obra. Ainda hoje, a fruta é muito cultivada na região, porque, além de se adaptar ao clima, há a introdução de novas variedades que também se adaptam as peculiaridades do Sul de Minas. Entre os destaques, estão os municípios de Bom Repouso, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Senador Amaral e Pouso Alegre.
 


AMENDOIM 

Voltando para Ribeirão Preto, a região possui destaque no que diz respeito ao cultivo de amendoim. As plantações da oleaginosa são realizadas em áreas arrendadas, em esquemas de sucessão e rotação, principalmente para a reforma dos canaviais, cultura presente na região conforme citado anteriormente. Adotar culturas de ciclo curto, como o amendoim, tem importância agronômica, uma vez que elas permitem recompor os nutrientes das áreas.

 

LARANJA 

Você sabia que o estado de São Paulo é um dos principais produtores de laranja no Brasil? Além de maior produtor mundial da fruta, o Brasil é o maior exportador do suco. O cinturão agrícola é responsável por produzir laranja o ano todo, colocando o Brasil em posição de destaque no cenário nacional. Por conta do clima e solo, a região de São Carlos e Campinas protagonizam o cultivo de laranja. Entre os destaques na produção de laranja, estão as cidades de Casa Branca, Araraquara e Campinas.

 

MILHO

Base para o preparo de bolos, canjica, curau e outras receitas, o milho é um cereal nutritivo que surgiu no continente americano. Há registros, por exemplo, de que as populações pré-colombianas utilizavam o produto muito antes de nós. A evolução da agricultura e o desenvolvimento de espécies híbridas contribuíram para a produtividade e qualidade do milho no Brasil, especialmente na região de São Carlos, cuja cidade de destaque é o município de mesmo nome.

 

HORTALIÇAS 

Na região de Campinas, também é importante destacar a produção de hortaliças, uma vez que ela gera renda para os produtores de agricultura familiar da região. Normalmente, a produção é para consumo próprio, moradores próximos da propriedade cultivada, para abastecer feiras e varejões e para ser comercializada e distribuída na Ceasa Campinas, afinal ela é o principal centro de comercialização e distribuição de produtos da horticultura na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Entre as principais culturas da região, merece destaque a alface, rúcula, couve, berinjela, tomate, couve-flor, brócolis, repolho, pepino, cebola, chuchu, alho, batata, abóbora e abobrinha, pimentão, vagem, quiabo, entre outros. 

  

 

*Sob supervisão de Patrícia Neves 


LEIA MAIS 

Bebê nasce com 26 dedos e pais acreditam ser a reencarnação de deusa indiana

Publicidade