
Além disso, enquanto alguns animais saem do processo de hibernação; outros, como as abelhas, intensificam as atividades polinizadoras por causa do desabrochamento das flores. Esse fenômeno contribui para o ciclo reprodutivo das espécies vegetais e, consequentemente, para a mudança da paisagem, já que há a intensa movimentação de animais e floração de diversas plantas.
LEIA TAMBÉM
Novo programa da EPTV vai trazer abordagem diferente sobre o agronegócio
Evento no Rio debate união de agronegócio com ambiente
Diferentemente das três primaveras passadas, que foram influenciadas pela La Niña, conforme apontou o World Meteorological Organization, a primavera deste ano será influenciada pelo El Niño. Fenômeno climático em que há o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico e, por consequência, o aumento da temperatura global, alterando os padrões de chuva, calor e seca, uma vez que eles se tornam mais extremos em diferentes regiões do planeta.
Você sabia que ter uma primavera influenciada pelo El Niño traz reflexos para a agricultura, representando, inclusive, um período desafiador para os produtores rurais? De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, "o produtor terá que tomar muito cuidado ao iniciar o plantio, já que, após uma boa chuva, poderá ocorrer novos períodos de estiagem".
O agrometeorologista ainda completa que é preciso que os produtores estejam atentos às previsões climáticas e tenham cautela no plantio e nos tratos culturais para evitar perdas e prejuízos. "A melhor medida a ser tomada pelos produtores é intensificar os trabalhos de adequação do perfil de solo, mantendo uma boa palhada no solo, e fazer um bom tratamento fitossanitário", ressaltou.
*Sob supervisão de Patrícia Neves
LEIA MAIS