Publicidade

ep agro

Rio Grande do Sul deve ser atingido novamente por temporais

Estado enfrentou a passagem de um ciclone extratropical, que deixou ao menos 37 mortos e cidades destruídas

| Estadão conteúdo -

Estado enfrentou a passagem de um ciclone extratropical, que deixou ao menos 37 mortos e cidades destruídas. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Temporais devem atingir novamente o Rio Grande do Sul, depois da passagem de um ciclone extratropical sobre o litoral do estado e do Uruguai. O fenômeno climático deixou ao menos 37 mortos, além de cidades destruídas.

Segundo a Climatempo, novas áreas de nuvens carregadas se formaram sobre parte do RS e no país vizinho. No decorrer desta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, estas nuvens se espalham sobre o Rio Grande do Sul.

"A chuva mais volumosa deve ocorrer no centro-sul do Estado. No norte gaúcho e na Grande Porto Alegre, o sol até pode aparecer um pouco, mas a chuva ocorre a qualquer hora e também pode ser forte", acrescenta a Climatempo.

Segundo a empresa brasileira de meteorologia, a presença novamente de nuvens cumulonimbus impactam na possibilidade de rajadas intensas de vento. "Será em torno dos 80 km/h, como ocorreu na região de Canguçu. No entanto, as rajadas podem chegar aos 90 km/h no litoral sul."

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão indica grandes acumulados de chuva, principalmente, no extremo sul do Estado gaúcho, com volumes que podem superar 70 milímetros em algumas áreas.  

 

 

LEIA TAMBÉM 

Produção de grãos bate recorde e tem alta de 18,4% em 2022/2023 

Lei institui política de empreendedorismo para jovens no campo 




Nova frente fria

Para sexta-feira (8), espera-se a formação de uma nova frente fria que vai espalhar ainda mais a chuva sobre o Sul do País. A chuva deve ser mais frequente e volumosa sobre as áreas de serra e planalto. As outras regiões podem até registrar alguns períodos com a presença do sol, ao longo do dia.

O avanço desta nova frente fria vai potencializar a instabilidade e provocar acumulados de chuva de até 100 mm em parte do Rio Grande do Sul, podendo atingir as mesmas áreas impactadas pela chuva dos últimos dias, de acordo com o Inmet.

"Diante disso, o Inmet alerta a população para a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, além de seguir as recomendações da Defesa Civil Nacional", acrescenta o instituto

No sábado, 9, a previsão é de diminuição da nebulosidade da chuva no centro-oeste sul do Rio Grande do Sul.

"Na fronteira com o Uruguai e no litoral sul nem deve chover. No entanto, a Grande Porto Alegre, a serra e o planalto e também o litoral norte do Rio Grande do Sul vão passar o sábado com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser forte em alguns momentos", afirma a Climatempo.

Com o afastamento da frente fria, no domingo, 10, a previsão é de que o sol já reapareça até com força sobre todo o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, algumas pancadas de chuva com raios podem voltar a ocorrer no período da tarde e da noite na região central e oeste do Estado.
 

 

LEIA MAIS 

Nestlé anuncia a compra de marca brasileira de chocolates

Publicidade