QUANTO VALE O ALQUEIRE
O alqueire costuma gerar muita confusão, já que a sua medida tem valores diferentes dependendo do lugar. Porém, nem sempre ele foi aplicado para definir o tamanho de um espaço. No Brasil Colonial, por exemplo, o termo se referia às cestas utilizadas para transportar grãos como milho e feijão e era usado para fazer transações comerciais.
Com o passar do tempo, o termo alqueire começou a se referir à quantidade de terra produtiva. Atualmente, as medidas mais populares no país são o alqueire paulista e o alqueire mineiro, mas há outras variações como o alqueirão, alqueire do norte e alqueire baiano.
LEIA TAMBÉM
Saiba os benefícios da suplementação na agropecuária
BNDES libera mais R$5,1 bilhões para o Plano Safra 2023/24
Veja quanto equivale cada uma:
- Alqueire paulista = 24,2 mil metros quadrados, o mesmo que 2,42 hectares;
- Alqueire mineiro = 48,4 mil metros, ou 4,84 hectares;
- Alqueirão = quatro alqueires mineiros ou 19,36 hectares;
- Alqueire do norte = 27,225 metros quadrados ou 2,72 hectares;
- Alqueire baiano = 96,8 mil metros quadrados ou 9,68 hectares.
QUANTO VALE O HECTARE
Em meio a todas as variações do alqueire, o hectare acaba sendo a medida mais comum para se referir ao tamanho de uma propriedade rural, por conta de sua padronização. Ele é uma medida exata, em que corresponde sempre ao mesmo tamanho de terra, que equivale a 10 mil metros quadrados.
O hectare ainda tem uma aceitação internacional, já que o seu conceito é baseado no Sistema Internacional de Unidades, por isso é mais aplicado para medir espaços em fazendas, plantações e loteamentos rurais.
LEIA MAIS